Apresentação Programa ARRIBAR - Apresentação Programa ARRIBAR

null Apresentação Programa ARRIBAR

Apresentação do Programa «ARRIBAR»

Promover respostas integradas para a inclusão dos jovens privados de liberdade.

12/10/2021

A Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, e o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, vão estar presentes na apresentação do programa ARRIBAR, no Estabelecimento Prisional do Linhó, na Estrada de Albarraque, esta quarta-feira, dia 13 de outubro, pelas 15 horas.

O programa ARRIBAR resulta de um protocolo, que será assinado na ocasião, entre o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE).

O objetivo deste programa centra-se na promoção de respostas integradas para a inclusão dos/as jovens privados/as de liberdade, designadamente jovens com idades entre os 16 e os 20 anos que se encontram nos Centros Educativos e, entre os 16 e os 24 anos, para os que estão em Estabelecimentos Prisionais.

A inclusão social e laboral destes/as jovens será feita pelo desenvolvimento das competências pessoais, digitais e sociais através do teatro, cinema, música e ateliers artísticos.

O programa ARRIBAR será implementado no Estabelecimento Prisional do Linhó, em Alcabideche/Cascais, no Centro Educativo Padre António Oliveira, em Caxias/Oeiras, e no Centro Educativo Santo António, no Porto, através de três projetos-piloto: PodSER, Prometeu e Vibes.

A execução dos projetos-piloto será da responsabilidade das associações Cooperativa Cultural Rua da Cusca e Associação SAPANA (ambas através da Direção Regional de Lisboa e Vale do Tejo do IPDJ); e Espaço T – Associação para o Apoio à Reintegração Social e Comunitária (através da Direção Regional do Norte do IPDJ).

Na cerimónia de assinatura do protocolo será feita uma demonstração de atividades dinamizadas pelas entidades parceiras (Cusca e SAPANA) juntos dos/as jovens em contexto prisional. Haverá, também, um momento musical com a participação de jovens reclusos do Estabelecimento Prisional de Leiria.

Atualizado em: 08/02/2022

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>