«Academia de Desenvolvimento Juvenil 2025» aposta em fixar talento jovem nos territórios - «Academia de Desenvolvimento Juvenil 2025» aposta em fixar talento jovem nos territórios

null «Academia de Desenvolvimento Juvenil 2025» aposta em fixar talento jovem nos territórios

«Academia de Desenvolvimento Juvenil 2025» aposta em fixar talento jovem nos territórios

IPDJ desafia jovens a escolher os temas das formações regionais e a cocriar a próxima edição da ADJ.

26/06/2025

O Instituto Português do Desporto e Juventude está a preparar a nova edição da Academia de Desenvolvimento Juvenil (ADJ), que terá lugar, ainda no terceiro trimestre de 2025, e que assume como mote central «Fixar talento».

Esta iniciativa nacional de capacitação visa reforçar competências essenciais à participação cívica, à intervenção comunitária e ao enraizamento de talento nos territórios, envolvendo jovens, dirigentes associativos, técnicos/as de juventude e responsáveis políticos locais.

Criada em 2015, a ADJ tem-se afirmado como uma referência nacional na capacitação de jovens e de agentes que trabalham com e para a juventude, promovendo a valorização da educação não formal e contribuindo para a construção colaborativa de políticas públicas de juventude. A edição de 2025 avança com um modelo descentralizado e intergeracional, composto por cinco percursos formativos regionais e culminando num Encontro Nacional, a realizar-se na cidade da Póvoa de Varzim, entre 12 e 14 de setembro.

Mais do que um ciclo de formação, a ADJ 2025 propõe-se a mobilizar e consolidar redes locais, estimular a criatividade e o pensamento estratégico da juventude, e promover a implementação de soluções com impacto real nos contextos onde os/as jovens vivem, estudam e intervêm.

O objetivo é claro: capacitar para transformar e criar condições concretas para que o talento jovem se afirme como motor de desenvolvimento local, inovação e coesão territorial. Para assegurar que a programação formativa responde às necessidades e aspirações da juventude, o IPDJ lança um processo de auscultação pública, acessível através de um formulário online, onde os/as jovens podem identificar os temas que consideram prioritários nas formações a realizar. O formulário está aqui disponível.

Esta auscultação constitui um passo fundamental para garantir que a ADJ 2025 seja uma iniciativa cocriada com os/as jovens, valorizando a sua voz e o seu papel na definição das prioridades formativas e no desenho das políticas públicas que lhes dizem respeito. Assente em metodologias de educação não formal e inspirada nos referenciais europeus mais recentes, a Academia trabalhará os temas apontados como prioritários além de literacia política e digital, sustentabilidade, a igualdade, a inclusão, o pensamento crítico, a cidadania ativa e a inovação social. Os percursos regionais permitirão promover o diálogo e a capacitação com base em experiências locais concretas e metodologias participativas.

Com esta edição, o IPDJ renova o seu compromisso com uma juventude participativa, crítica, criativa e protagonista da mudança. Mais do que reter talento, a ADJ 2025 propõe-se a criar condições para que esse talento se desenvolva e contribua, de forma significativa, para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e sustentável.

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.