A Primeira Imagem - A Primeira Imagem

COMO PODEMOS AJUDAR?


null A Primeira Imagem

A Primeira Imagem

Exposição coletiva de fotografia nos 200 anos da primeira imagem permanente.

IPDJ Alentejo

  

03/08/2026 09:30 - 30/09/2026 17:30 - Lojas Ponto JA de Beja, Évora e Portalegre.

Ao celebrarmos os 200 anos da imagem que é considerada a primeira fotografia permanente da história — a famosa vista da janela de Joseph Nicéphore Niépce —, a direção regional do Alentejo do IPDJ apresenta uma exposição coletiva de fotografia jovem, de carácter itinerante.

Em 1826, usando uma caixa de madeira, o francês conseguiu, pela primeira vez na história, gravar uma imagem numa folha de papel sensibilizada quimicamente. Dessa experiência de exposição de oito horas, até aos nossos dias, a fotografia evoluiu para um fluxo instantâneo de biliões de imagens diárias, alterando profundamente a forma como percebemos a realidade, a sociedade e a nossa própria existência, confundindo, constantemente, a realidade e a imaginação.

Durante os meses de agosto e setembro de 2026, será possível observar uma seleção de imagens, dividida pelas três lojas Ponto JA do Alentejo, composta por fotos realizadas em contexto de formação e realização de workshops, nos seus ateliês, ao longo dos anos.”

Contatos

Telefone

+351 245 300 900

Email

lojaja.portalegre@ipdj.pt

Atualizado em: 06/08/2026

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.