50 anos da Casa do Desporto do Porto - 50 anos da Casa do Desporto do Porto

null 50 anos da Casa do Desporto do Porto

50 anos da Casa do Desporto do Porto

Tertúlia «O Desporto em Portugal – Passado, Presente e Futuro» assinalou efeméride.

07/03/2022

No dia 4 de março, a Direção Regional do Norte do IPDJ, assinalou os 50 anos da Casa do Desporto do Porto, através da realização de uma cerimónia comemorativa, que decorreu no Auditório daquele espaço.

Nesta cerimónia comemorativa, que contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, foram homenageados  antigos dirigentes da Casa do Desporto do Porto, bem como as Associações Fundadoras da Casa.

O programa incluiu, ainda, a Tertúlia «O Desporto em Portugal – Passado, Presente e Futuro», moderada pela Jornalista Inês Gonçalves que contou com a participação de  Vitor Pataco, Presidente do Conselho Diretivo  do IPDJ, José Manuel Constantino, Presidente do Comité Olímpico de Portugal e de Carlos Paula Cardoso – Presidente da Confederação do Desporto de Portugal.

O edifício, único do género em Portugal, teve o início da sua construção, a 11 de março de 1969 e foi terminado em 31 de Dezembro de 1971, sendo a sua edificação e apetrechamento financiados pelo «Fundo de Fomento do Desporto».

O espaço foi destinado aos Serviços da Direcção-Geral da Educação Física e Desportos, associações desportivas, comissões distritais de árbitros e incluía, também, um Centro de Estágio de Desportistas.

Inaugurada a 4 de março de 1972, pelo então Ministro da Educação Nacional, José Veiga Simão e pelo Subsecretário de Estado da Juventude e Desportos, Augusto de Ataíde Soares de Albergaria, a Casa do Desporto do Porto continua a manter-se fiel aos princípios da sua criação, possuindo um rico historial social e desportivo, sendo um espaço de excelência na organização do Movimento Associativo Desportivo, albergando, hoje, um Departamento do IPDJ, uma confederação europeia, três federações desportivas, cinco associações de classe e 23 associações distritais/regionais de modalidade, num total de mais de três dezenas de entidades.

Atualizado em: 11/03/2022

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>