Janela de chat
- Mover-se entre itens na janela de chat
- Tecla de tabulação
- Shift + tecla de tabulação
- Efetuar ação
- Tecla Enter
Foi hoje publicado em Diário da República o enquadramento legal que procede à criação e regulamentação do Programa Trajetos, sendo o IPDJ o organismo responsável pela promoção, gestão e execução do mesmo. O Programa tem como objetivo fundamental promover o acesso a oportunidades de educação, formação, emprego ou empreendedorismo junto de jovens NEET, ou seja, que não trabalham, não estudam, nem estão em formação.
O Programa operacionaliza duas medidas, no sentido de dar resposta às necessidades de dois segmentos diferentes da população jovem NEET.
Para jovens que terminaram o 12.º ano, o Empreende Já, que pretende apoiar o autoemprego, através do empreendedorismo, desenvolvendo competências e ideias de negócio com vista à constituição de empresas e postos de trabalho. A medida terá duas fases de execução: a do desenvolvimento de competências e de projetos, com formação, tutoria e apoio técnico, e a da sustentabilidade de empresas. Na última fase, o jovem empreendedor integrado terá direito a um apoio entre os 12 mil e os 14 mil euros.
Em relação à medida Afirma-te já, destina-se a jovens em contextos vulneráveis e visa apoiar a promoção de projetos de intervenção local, tendo em vista a remoção ou diminuição de obstáculos ao acesso à educação, à formação profissional e ao emprego digno.
Oportunamente, serão divulgadas as fases de candidatura para cada uma das medidas.
O Programa Trajetos faz parte do Plano Nacional de Implementação de Uma Garantia Jovem, de apoio ao emprego da próxima geração.
Aceda aqui a mais informação.
Atualizado em: 25/02/2022
x
Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.