notícia

IPDJ lança programa «Trajetos»

Promover acesso a oportunidades de educação, formação, emprego ou empreendedorismo a jovens que não trabalham, não estudam, nem estão em formação.

18/02/2022

Foi hoje publicado em Diário da República o enquadramento legal que procede à criação e regulamentação do Programa Trajetos,  sendo o IPDJ o organismo responsável pela promoção, gestão e execução do mesmo. O Programa tem como objetivo fundamental promover o acesso a oportunidades de educação, formação, emprego ou empreendedorismo junto de jovens NEET, ou seja, que não trabalham, não estudam, nem estão em formação.

O Programa  operacionaliza duas medidas, no sentido de dar resposta às necessidades de dois segmentos diferentes da população jovem NEET.

Para jovens que terminaram o 12.º ano, o Empreende Já, que pretende apoiar o autoemprego, através do empreendedorismo, desenvolvendo competências e ideias de negócio com vista à constituição de empresas e postos de trabalho. A medida terá duas fases de execução: a do desenvolvimento de competências e de projetos, com formação, tutoria e apoio técnico, e a da sustentabilidade de empresas. Na última fase, o jovem empreendedor integrado terá direito a um apoio entre os 12 mil e os 14 mil euros.

Em relação à medida  Afirma-te já, destina-se a jovens em contextos vulneráveis e visa apoiar a promoção de projetos de intervenção local, tendo em vista a remoção ou diminuição de obstáculos ao acesso à educação, à formação profissional e ao emprego digno.

Oportunamente, serão divulgadas as fases de candidatura para cada uma das medidas.

O Programa Trajetos faz parte do Plano Nacional de Implementação de Uma Garantia Jovem, de apoio ao emprego da próxima geração.

Aceda aqui a mais informação.

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>