notícia

IPDJ entrega a Bandeira da Ética a seis clubes do distrito de Coimbra

Promover o desenvolvimento integral dos/as atletas envolvidos/as para um desporto mais ético.

07/06/2023

A Direção Regional do Centro do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) formalizou, no dia 6 de junho, a entrega da Bandeira da Ética a seis clubes/associações do distrito de Coimbra.

A diretora regional do centro do IPDJ, Catarina Durão, entregou, nos serviços de Coimbra do Instituto Português do Desporto e Juventude, a Bandeira da Ética aos seguintes clubes/associações e respetivos/as representantes:

  • Mocidade Futebol Clube (Conceição Nogueira - presidente e Marta Oliveira - responsável da candidatura);
  • C.A.B.R.I.L – Clube Academia de Badminton Regional e Inclusiva da Lousã - Serpins (João Luís Gonçalves - vice-presidente e Nuno Santos - coordenador técnico e treinador principal);
  • Grupo Recreativo «O Vigor da Mocidade» (Mário Manuel Tavares Fernandes - presidente e José Bento Pereira - secretário da direção)
  • APC - Associação de Patinagem de Coimbra (Revalidação) - (Fernando Vicente - presidente da assembleia geral e Paulo Moreira - diretor desportivo);
  • Ginásio Clube Figueirense (Alice Mano Carbonnier - vice-presidente) e
  • Associação Académica de Coimbra - organismo autónomo de futebol (Miguel Carvalho - coordenador da formação, Sandra Rosa e Cláudia Botelho - responsáveis da candidatura).

Na cerimónia marcaram presença representantes dos municípios dos clubes/associações: Câmara Municipal de Penacova, Magda Rocha, vice-presidente; Câmara Municipal da Lousã, João Santos, vereador da juventude e desporto; Câmara Municipal de Coimbra, Antónia Silva, chefe de divisão da juventude e Câmara Municipal da Figueira da Foz, Nuno Rola, chefe de serviço desporto e juventude.

Durante a cerimónia foi, ainda, dado destaque à campanha #?ã???????????????????, que visa a prevenção e combate à violência no desporto.

A Bandeira da Ética é uma distinção importante, no âmbito da «Certificação de Valores Éticos no Desporto», concedida a clubes ou seções de clubes, que apresentem um projeto que vise, entre outros, a valorização de um desporto justo, leal, «limpo» e respeitador, combatendo as problemáticas associadas (doping, corrupção, violência, discriminação, entre outras) e contribua para o desenvolvimento integral dos/as atletas envolvidos/as.

A implementação e operacionalização da Bandeira da Ética, compete ao Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ, I.P.), através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), mediante a criação de uma marca de qualidade das iniciativas desportivas, a qual deve ser potenciada pelas entidades certificadas dentro e fora da sua organização.

Contatos

Email

coimbra@ipdj.pt

Atualizado em: 07/06/2023

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>