notícia

IPDJ encerra em Faro ciclo nacional de auscultação e cocriação dos «Espaços Jovens»

Nesta sessão foi reafirmado o compromisso do Instituto em construir soluções úteis e participativas, com os/as jovens no centro do processo.

18/08/2025

No dia 11 de agosto de 2025, a Direção Regional do Algarve do IPDJ acolheu, em Faro, a sessão regional de auscultação e cocriação do projeto «Espaços Jovens», inserida nas comemorações locais do Dia Internacional da Juventude.

Com início às 18h30, jovens da região foram chamados a debater, idealizar e contribuir com propostas para a reconfiguração dos espaços públicos destinados à juventude, seguindo a lógica participativa que caracteriza o projeto nacional do IPDJ.

«O IPDJ quer criar espaços verdadeiramente úteis para as juventudes, concebidos a partir das suas realidades e necessidades. Para nós, é essencial que os/as jovens sejam parte integrante do desenho das soluções, contribuindo desde o primeiro momento para a sua definição e implementação», sublinhou o vice-presidente do Conselho Diretivo do IPDJ, Paulo Tomás Santos.

Esta iniciativa encerrou o ciclo nacional de sessões regionais — que passou por Portalegre, Porto, Coimbra e Lisboa — e visa envolver os/as jovens no redesenho de espaços de proximidade à juventude, refletindo as suas necessidades e especificidades territoriais.

O processo inclui ainda um concurso nacional para jovens entre os 15 e os 30 anos, destinado à criação do nome e identidade visual dos novos Espaços Jovens, premiando a criatividade e reforçando o protagonismo juvenil na definição destes espaços de futuro.

Atualizado em: 26/08/2025

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.