notícia

IPDJ e CNJ assinalam o Dia dos Direitos Humanos com sessões de sensibilização

As sessões que visaram sensibilizar para os Direitos Humanos enquadram-se nas comemorações dos 75 anos das Nações Unidas.

10/12/2020

Uma iniciativa conjunta do Instituto Português do Desporto e Juventude e do Conselho Nacional de Juventude, no âmbito das comemorações do 75.º aniversário da Organização das Nações Unidas, e que dinamizou 14 ações de sensibilização destinadas a jovens e a quem para e com eles/as trabalha, com vista à sensibilização para os Direitos Humanos, através do prisma da Carta das Nações Unidas e da Declaração Lisboa+21.

Esta iniciativa faz parte de um conjunto de eventos em formato online, com recurso a metodologias de educação não formal entre pares, que terminam no Dia dos Direitos Humanos (10 de dezembro), e envolveram cerca de 270 jovens, técnicos/as de juventude do IPDJ, líderes associativos, técnicos/as municipais e outros atores da área da juventude de todo o território nacional, do continente aos arquipélagos. O público foi capacitado para várias temáticas, de entre as quais, os Direitos Humanos, pilar fundamental das políticas de juventude.

Os direitos humanos estão no cerne dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), pois, na ausência de dignidade humana, não podemos esperar impulsionar o desenvolvimento sustentável. Os direitos humanos são impulsionados pelo progresso em todos os ODS e os ODS são impulsionados pelos avanços nos direitos humanos.

O «Dia dos Direitos Humanos» é assinalado pela comunidade internacional a 10 de dezembro, para comemorar a data da adoção, em 1948, da Declaração Universal dos Direitos Humanos por parte da Assembleia das Nações Unidas. Esta data é, também, o «Dia Nacional dos Direitos Humanos», instituído pela Assembleia da República na Resolução n.º 69/98, de 22 de dezembro.

O dia 10 de dezembro é uma oportunidade para reafirmar a importância dos direitos humanos na construção de um mundo sustentável.

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>