notícia

IPDJ assinala Dia Mundial da Saúde Mental com Seminário no âmbito do programa «Cuida-te+»

Uma manhã de debate que teve por objetivo contribuir para a análise do trabalho desenvolvido pelo programa no âmbito da saúde mental.

10/10/2022

O programa «Cuida-te +» do IPDJ, destinado a jovens entre os 12 e os 25 anos, marcou o Dia Mundial da Saúde Mental com um Seminário no Centro de Juventude de Lisboa. Neste evento foi colocado em evidência o trabalho levado a cabo pelos/as 19 psicólogos/as em Ano Profissional Júnior, no âmbito do protocolo do Instituto com a Ordem dos Psicólogos Portugueses e com a Associação Aventura Social.

Durante esta manhã, no evento aberto pela Vice-Presidente do IPDJ, Selene Martinho, foram abordadas e discutidas as várias medidas deste programa, a sua capacidade de promover bem-estar junto das pessoas jovens e perspetivadas ações futuras.

No primeiro painel, com o tema «Contem-nos como foi no Cuida-te», estiveram cinco das psicólogas em Ano Profissional Júnior, moderadas pela gestora das atividades, Marta Raimundo, e foram narradas experiências, de viva-voz, sobre o trabalho, as dificuldades, e as atividades complementares criadas durante este último ano.

Seguiu-se o painel «Falem com el@s», no qual a Presidente da Aventura Social, Tânia Gaspar, Tiago Pereira, da Direção da Ordem dos Psicólogos Portugueses e Natacha Torres da Silva, da coordenação nacional deste programa, abordaram caraterísticas particulares do programa, os seus instrumentos de avaliação e fizeram um balanço das atividades, focando novas necessidades.

A manhã terminou com a peça de teatro debate sobre Saúde Mental, levada à cena pela BAAL-17, uma das cinco entidades promotoras do dispositivo 2.2 (Educação para a Saúde) do programa.

Durante esta semana, o IPDJ vai, ainda, organizar «Dias Abertos» em vários pontos do país, no âmbito da Saúde Mental, de modo a promover diversas iniciativas dedicadas a jovens, promovidas por estes psicólogos/as em Ano Profissional Júnior. Desde tertúlias, debates, jogos interativos, estações de informação e sensibilização, até à recolha de contributos, a Saúde Mental dos/das mais novos/as continuará a estar em destaque.

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>