notícia

IPDJ acolheu o lançamento do «OECD Youth Policy Toolkit» na Maia

Este evento destacou o compromisso de Portugal com a liderança em políticas de juventude, promovendo um futuro inclusivo e inovador para as próximas gerações.

26/11/2024

A Tecmaia foi palco do evento de lançamento «OECD Youth Policy Toolkit», um conjunto de ferramentas para as políticas de juventude, numa iniciativa organizada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) em colaboração com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). Neste lançamento, participaram decisores políticos, jovens e especialistas, destacou o compromisso de Portugal com o fortalecimento das políticas públicas para as pessoas jovens, promovendo uma colaboração internacional neste domínio.

A sessão de abertura contou com intervenções de Hernâni Ribeiro, Vereador da Câmara da Maia; Paulo Santos, vice-Presidente do IPDJ e Ahmad Afryan, diretor-Geral da Organização da Juventude da ASEAN que sublinharam o compromisso com a colaboração internacional e a capacitação das novas gerações, reconhecendo a importância destas ferramentas. Monika Queisser, Conselheira Principal da Direção do Emprego, do Trabalho e dos Assuntos Sociais e Chefe da Divisão de Política Social da OCDE e Gillian Dorner, Diretora-adjunta da Direção da Governação Pública da OCDE, fizeram a apresentação do Toolkit.

Seguiu-se um painel de debate que reuniu Ahmad Afryan; Marilette Van As, Coordenadora Internacional da Digitalização e Administração Pública do Ministério do Interior e das Relações do Reino dos Países Baixos e Vice-Presidente da Direção da Governação Pública da OCDE, bem como de André Cardoso, Presidente do Conselho Nacional da Juventude, Trude Eliassen, Conselheira Principal do Departamento para os Assuntos do Mercado de Trabalho da Noruega e Daniel McCabe, da WorldSkills Internacional.

Os trabalhos prosseguiram com a realização de sessões paralelas. Um dos painéis da primeira ronda de sessões paralelas foi dedicado aos resultados do mercado de trabalho dos jovens e empreendedorismo. A sessão foi conduzida por Veerle Miranda e David Halabisky da OCDE, com a participação de Trude Eliassen, Ahmed Hadi, da MIMIR; Susana Castanheira, CEO da Fundação da Juventude e Veerle Miranda, da OCDE. Os jovens puderam dar os seus contributos sobre a entrada no mercado de trabalho e todos os desafios que enfrentam, entre outros assuntos.

Pietro Gagliardi, analista político da OCDE fez a contextualização aos participantes sobre o tema da sessão paralela «Confiança dos jovens no governo e na relação com as instituições públicas». Anna Færch Hansen, copresidente do Conselho Dinamarquês para o Clima da Juventude (CCJ) fez a apresentação do deste organismo e Kiley Hamilton, Diretora de Política e do Programa de Inovação, Emprego e Desenvolvimento Social do Canadá apresentou o Corpo de Serviços do Canadá.

«Resultados sociais e de saúde dos jovens» foi o primeiro tema abordado da segunda ronda de sessões paralelas na qual os jovens falaram sobre a necessidade de um apoio adequado ao rendimento, bem como uma habitação de qualidade acessível e a preços comportáveis, bem como uma boa saúde física e mental. Neste painel de discussão, Monika Queisser da OCDE moderou o debate, que contou com a participação de Kellie Spence, do Departamento de Serviços Sociais da Austrália e Finja Eilts, da OCDE Youthwise.

Miriam Allam, da OCDE contextualizou o painel sobre as «Capacidades administrativas e técnicas para combater as desigualdades baseadas na idade». Matěj Prokop, membro do Gabinete do Ministro da Educação, Juventude e Desportos, Chéquia fez a apresentação sobre o diálogo intergeracional, a política da juventude e a integração da juventude. Jorge Orlando Queirós, diretor do Departamento de Informação, Comunicação e Relações Internacionais do IPDJ fez a apresentação sobre práticas em políticas integradas de juventude em Portugal a Juventude contextualizou o tema da sessão paralela.

As políticas devem assegurar que todos os jovens têm a oportunidade de desenvolver as aptidões e competências necessárias para prosperar em sociedades e economias verdes, sustentáveis e cada vez mais digitalizadas. El Iza Mohamedou da OCDE, Manuela Guimarães, diretora Executiva da FORAVE,     Mihle Mvelakubi participaram como oradores neste painel de discussão sobre o tema «Aptidões e competências», com a moderação de Duncan Crawford, da OCDE.

«Criar melhores oportunidades para os jovens em sociedades em envelhecimento» esteve em debate no World Café sobre a divulgação do conjunto de ferramentas da OCDE para a política de juventude e os desafios emergentes. Este círculo de discussão reuniu Miriam Allam e Pietro Gagliardi que abordaram as implicações do envelhecimento da população na justiça intergeracional  e Aleksandra Maldziski, da Rede DYPAK que falou da importância de uma participação ativa dos jovens na democracia.

A sessão de encerramento contou com as participações de Vidmantė Krušinskaitė e Paulo Santos que defendeu que «as políticas públicas de juventude devem dar uma resposta efetiva e eficaz aos problemas e necessidades dos jovens, devendo ser cocriadas juntamente com os jovens».
 

Reveja o evento aqui: https://tinyurl.com/4cwbukd6

Atualizado em: 27/11/2024

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>