Janela de chat
- Mover-se entre itens na janela de chat
- Tecla de tabulação
- Shift + tecla de tabulação
- Efetuar ação
- Tecla Enter
Inicialmente previsto até 31 de outubro último, foi prolongado o prazo para inscrições até 3 de novembro.
No âmbito do projeto Internet Segura e dando continuidade às ações do Movimento Contra o Discurso de Ódio, tem o IPDJ vindo a implementar várias ações de formação e sensibilização, nomeadamente sobre o Discurso de Ódio e Narrativas Alternativas/Direitos Humanos online.
O discurso de ódio online tornou-se viral à escala global e constitui um dos principais problemas sociais atuais: incita à violência, destrói vidas e mina a coesão social. Além de ser muito prejudicial e ofensivo a nível pessoal, também tem um forte impacto na representação social de comunidades e grupos.
Visa, especificamente, grupos marginalizados na sociedade, pessoas de grupos étnicos minoritários, ou pessoas da comunidade LGBTQ +, por exemplo. A identidade destas comunidades constitui um alvo preferencial do ódio online. Lidar com o discurso de ódio pode ser uma tarefa difícil. Ignorar, denunciar ou envolver-se? Qual deve ser a nossa mensagem, a quem se dirigir e como?
À medida que os/as jovens usam cada vez mais o espaço digital, torna-se urgente aprender a lidar com o discurso de ódio e promover os direitos humanos online, através de ações educativas.
É neste contexto que o IPDJ dinamiza esta ação de formação, em formato residencial, gratuita, de 12 a 16 novembro de 2021, na Pousa de Juventude do Porto em colaboração com a Amnistia Internacional Portugal.
Objetivos:
Metodologia
A formação irá decorrer em formato residencial, respeitando os princípios pedagógicos de educação não-formal. Considerando os objetivos principais do programa, as expectativas e necessidades do grupo de participantes, a equipa irá desenhar o programa de modo a estimular a aprendizagem e partilha, através de diferentes métodos como trabalhos de grupo, reflexões individuais, brainstorming, jogos de aprendizagem, debates, etc. A formação será em língua portuguesa.
A formação irá utilizar também a plataforma online da Academia Amnistia, em ambiente Moodle.
Esta formação é certificada através da Amnistia Internacional Portugal, entidade certificada pela Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) na área de formação 142 – Ciências da Educação.
No final da formação será emitido um Certificado de Formação Profissional, emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), conforme legislação em vigor (Portaria nº 474/2010 de 8 de julho), às e aos participantes que concluírem com aproveitamento.
Perfil dos participantes e candidaturas
O público-alvo desta formação serão jovens voluntárias/os (a partir dos 16 anos), técnicas/os de juventude, educadoras/es e ativistas em Direitos Humanos. Será dada prioridade a participantes das organizações parceiras e de outras organizações que já tenham desenvolvido ações no âmbito do combate ao Discurso de Ódio ou trabalhem na promoção dos Direitos Humanos, nomeadamente online, e que estejam em posição de colocar em prática as competências adquiridas.
Após o fecho do período de candidaturas, será feita a seleção do grupo de participantes, de acordo com os seguintes critérios:
O calendário indicativo do processo de seleção é o seguinte:
A candidatura é feita através deste formulário, até ao dia 03 de novembro de 2021.
Note bem: é fundamental ler toda a informação sobre os requisitos da formação, pelo que deve aceder aqui ao programa provisório e a mais informação.
Para eventuais esclarecimentos, contacte-nos através do e-mail: geral@ipdj.pt.
Atualizado em: 11/09/2024
x
Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.