notícia

Entrega do Prémio Nacional da Igualdade de Género no Desporto «Desporto + Igual»

Premiados projetos do COLGAIA, da Federação Portuguesa de Futebol e da Federação Académica do Desporto Universitário.

20/03/2024

O IPDJ realizou, esta quarta-feira, o Seminário Igualdade de Género no Desporto, no Auditório dos Serviços de Viseu do IPDJ. O evento, inserido no calendário de «Viseu, Cidade Europeia do Desporto 2024», contou com a presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, do vereador da Educação, Ambiente e Desporto da Câmara Municipal de Viseu, Pedro Miguel Ribeiro, do vice-presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, Manuel Albano e da vogal do Conselho Diretivo do IPDJ, Sílvia Vermelho.

A cerimónia incluiu a entrega do Prémio Nacional da Igualdade de Género no Desporto - «Desporto + Igual», de âmbito nacional, que distingue as boas práticas quanto à integração da dimensão da igualdade de género e não discriminação no desporto, com especial relevância para a população jovem. Este Prémio é promovido em parceria com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e os projetos vencedores foram:

Foram, ainda, atribuídas as seguintes menções honrosas, sob proposta do júri:

Houve igualmente um painel de discussão subordinado ao tema «Promoção da participação das mulheres no Desporto – uma visão da Academia», que contou, como oradores, Dina Miragaia, investigadora responsável do projeto SportWomenEmpowermentPT da Universidade da Beira Interior e de Alan Ferreira, investigador do Instituto Politécnico de Santarém, responsável do projeto Município Ativo – Mais participação desportiva feminina no município de Peniche. Moderou este painel Sandro Araújo, membro do Grupo de Trabalho para as políticas públicas em matéria de Igualdade no Desporto e, também, vice-presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo e do Comité Paralímpico de Portugal. O painel, entre diferentes abordagens do tema, destacou a necessidade de  empoderar as mulheres utilizando o desporto como ferramenta, a importância do mapeamento da prática desportiva, a eliminação de barreiras existentes e a identificação dos stakeholders como valor acrescentado para a oferta.

Estes projetos são cofinanciados pelo Programa Nacional de Desporto para Todos – Instituições de Ensino Superior, do IPDJ, que para o biénio 2023-2025 dedicou uma das áreas de financiamento especificamente ao segmento «mulheres no desporto».

Foi ainda apresentado o Selo de Igualdade de Género do Desporto, destinado a entidades privadas com fins lucrativos que incentivem, promovam, implementem e/ou realizem, de forma continuada, boas práticas no contexto da promoção da igualdade de género na atividade física e no desporto.

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>