notícia

Concurso Literário «A Ética na Vida e no Desporto»: prémios da XI edição foram entregues no jornal « A bola»

O IPDJ agradece a todos e todas os/as participantes e felicita os/as vencedores/as.

16/06/2023

Depois de apurados os/as vencedores/as desta edição, foram atribuídos os prémios referentes à XI edição do Concurso Literário ‘ Ética na Vida e no Desporto, correspondente ao ano letivo 2022/2023.

A sessão de atribuição de prémios decorreu ontem, no salão nobre do jornal «A Bola», parceiro desde a primeira edição desta iniciativa. A cerimónia de entrega dos troféus e diplomas aos autores e autoras dos sete melhores trabalhos da fase nacional do concurso -  neles se incluindo a bicampeã mundial de surf adaptado, Marta Paço -, contou também com a presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia.

O concurso foi criado em 2012 pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED). Podem concorrer estudantes do ensino secundário de escolas públicas, particulares e cooperativas e, a partir de 2014, também a população prisional e jovens dos centros educativos a frequentar os mesmos graus de ensino, na sequência de um acordo entre o IPDJ e a Direção-Geral de Reinserção e dos Serviços Prisionais (DGRSP).

O forte interesse por esta edição justificou a admissão de um total de 206 trabalhos, oriundos de todas as regiões de Portugal continental e Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Foram selecionados 39 para a fase nacional, sendo 23 do segmento do secundário e os restantes 16 de estudantes de estabelecimentos prisionais e centros educativos.

O júri desta edição foi composto por António Simões, jornalista de «A Bola», Anabela Reis, por parte da Fundação do Desporto, Filipe Arraiano, da DGRSP, Humberto Gomes, embaixador do PNED, Jorge Rafael, da Direção-Geral de Educação/Desporto Escolar e Mário Almeida, do Panathlon Clube de Lisboa. Apurou os três trabalhos e autores merecedores de prémio nas duas categorias, e ainda uma menção honrosa no segmento dos estudantes de centros educativos e estabelecimentos prisionais.

Deixamos a lista dos/as vencedores/as do XI concurso A Ética na Vida e no Desporto:

Segmento de estudantes de centros educativos e estabelecimentos prisionais

1.º prémio - A lição, de F. T. S. F., Estabelecimento Prisional do Montijo

2.º prémio - A ética na vida e no desporto, de J. P. L. S., Estabelecimento Prisional de Silves

3.º prémio - Um amigador, de A. R. P. G., Centro Educativo dos Olivais, Coimbra

Menção Honrosa - A Ética na Vida e no Desporto - primeiro entre iguais, de L. M. F. A., Estabelecimento Prisional de Silves

 

Segmento de estudantes de estabelecimentos de ensino público, particular e cooperativo

1.º prémio - Desporto & Companhia, de Beatriz da Costa Claro, Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra, Branca, Aveiro

2.º prémio - Rumo ao pódio dos valores, de Marta Jordão Paço, Escola Secundária de Monserrate, Viana do Castelo

3.º Prémio - 15 anos, de Francisco Manuel Fernandes, Escola Secundária Gonçalo Anes Bandarra, Trancoso
 

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>