Janela de chat
- Mover-se entre itens na janela de chat
- Tecla de tabulação
- Shift + tecla de tabulação
- Efetuar ação
- Tecla Enter
Foi hoje publicada a Portaria n.º 798/2022, de 17 de novembro, que alarga aos /às contribuintes a possibilidade de consignação de 0,5% do imposto sobre o rendimento das pessoas singulares (IRS) a associações juvenis ou estudantis.
Esta medida surge tendo em conta a «importância do associativismo jovem», como é dito no preâmbulo da Portaria, assinada pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Moreira Correia, e pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes.
Para concretizar a medida, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) deve «publicitar na página das declarações eletrónicas, até ao primeiro dia do prazo de entrega das declarações de rendimentos, previsto no artigo 60.º do CIRS, a lista de todas as entidades que se encontram em condições de beneficiar da consignação fiscal».
A lista das entidades inscritas como elegíveis para efeitos da consignação será criada pelo IPDJ, que fica também responsável pela sua manutenção.
As associações juvenis que queiram ser elegíveis para beneficiar da consignação da quota equivalente a 0,5% do IRS liquidado com base nas declarações anuais, devem, junto do IPDJ, através do endereço eletrónico consignacao.irs@ipdj.pt :
A Portaria n.º 798/2022, de 17 de novembro, entra em vigor no dia 1 de janeiro de 2023, aplicando -se às declarações de rendimentos relativas aos anos de 2023 e seguintes.
Atualizado em: 30/11/2022
x
Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.