notícia

Associação Juvenil de Deão (AJD) vence a última edição do Concurso «Jovens pela Igualdade» 

Reconhecer atividades de debate dirigidas e participadas por jovens, sobre igualdade de género e cidadania.

20/12/2021

 A Associação Juvenil de Deão (AJD) venceu a última edição do Concurso «Jovens pela Igualdade», com o projeto «Olhares de género». Trata-se de um projeto desenvolvido no âmbito do programa de voluntariado jovem «Geração Z», sobre o tema igualdade de género.

Segundo a Associação, «Olhares de Género surge da necessidade de um grupo de três jovens discutirem a temática do género na comunidade onde se inserem, na qual observam várias gerações a perpetuarem comportamentos que alimentam as disparidades de género. Tal acontece porque a igualdade de género é, fundamentalmente, uma questão de poder. Esta realidade acentua-se nos meios rurais, em que as pessoas têm menos oportunidades de discutir esta temática e de observar práticas mais justas». 

Foram recolhidos testemunhos de pessoas de diferentes idades sobre igualdade de género e foi construído um site que compila toda a informação recolhida, a explicação do projeto e também um questionário que pode ser respondido por qualquer pessoa.

Para organizar a informação, as jovens criaram também um padlet, um quiz e fizeram alguns cartazes de sensibilização. «Uma grande parte das pessoas inquiridas não sabe o que é feminismo, o que era esperado nas pessoas mais velhas, mas também acontece nas mais novas».

O Concurso «Jovens pela Igualdade» destina-se a associações de jovens e de caráter juvenil e visa reconhecer atividades de debate, realizadas em 2021, dirigidas e participadas por jovens, sobre as questões da igualdade de género e da cidadania, como boas práticas para a promoção da igualdade de género.

O Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ, I.P.) promove este concurso, em articulação com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não – Discriminação – Portugal + Igual (ENIND) 2018-2030 e do Plano Nacional de Juventude.

Nesta edição foram avaliadas as atividades das seguintes associações:
•    AJD - Associação Juvenil de Deão
•    Sê Mais Sê Melhor – Associação para a promoção do potencial Humano
•    Tyme Pyramid – Club
•    Associação Juvenil Synergia 
•    Intensify World – Associação tecnológica e Recreativa 
•    ShareTTUP – Associação
•    Suão - Associação de Desenvolvimento Comunitário

Os trabalhos das associações concorrentes foram avaliados por um júri e a associação vencedora receberá um prémio de 1 500 euros.

O IPDJ, I.P. agradece a participação e congratula as associações pelo trabalho desenvolvido na área da igualdade de género.

Mais informação sobre este concurso, aqui


 

 

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>