campanha

COMO PODEMOS AJUDAR?


#WALKTHETALK

Sob o lema «Walk the Talk», visa apelar ao voto juvenil nas eleições europeias. Está a decorrer até 9 de junho. É financiada pelo Parlamento Europeu e desenvolvida em conjunto com representantes de 10 países membros da ERYICA, incluindo Portugal.

 

 

#Walkthetalk – Eleições europeias: aparece e vota! 

As Eleições Europeias, que terão lugar a 9 de junho em Portugal, são um momento crucial para a democracia na Europa. Através do voto, os cidadãos europeus têm a oportunidade de eleger os seus representantes no Parlamento Europeu, um dos órgãos mais importantes da União Europeia. 

No entanto, a participação eleitoral entre a juventude tem sido historicamente baixa e por este motivo foi criado o projeto #Walkthetalk (EU inform Young voters). Este projeto, coordenado pela Agência Europeia de Informação e Aconselhamento para Jovens (ERYICA) é composto por um consórcio de 10 parceiros de 9 países, representado em Portugal pelo IPDJ é cofinanciado pelo Parlamento Europeu e tem como objetivo aumentar a participação informada dos/as jovens eleitores/as nas próximas eleições europeias, com foco em quem irá  exercer o voto pela primeira vez. 

A grande premissa deste projeto assenta na crença de que apenas com uma participação eleitoral maior e mais informada dos/as jovens, a União Europeia será capaz de garantir que as preocupações da juventude sejam levadas em consideração na tomada de decisões políticas que afetam o seu presente e futuro. É fundamental que os jovens eleitores saibam que o seu voto é importante e que as suas vozes são ouvidas.
Esta campanha é desenvolvida em diversas vertentes das quais se destacam, em Portugal, as seguintes:


Campanha Walk the Talk nas redes sociais (Instagram, Youtube)

Sob o lema Walk the Talk, esta campanha está a decorrer nas redes sociais até 31 de maio. É financiada pelo Parlamento Europeu e desenvolvida em conjunto com membros da Agência de10 países pela ERYICA.
Esta campanha de sensibilização e divulgação, permite informar os e as jovens sobre a importância do voto, os processos eleitorais e os temas relevantes e está a decorrer nas redes sociais do IPDJ desde outubro de 2023.


Youth Hub WalktheTalk 

No âmbito deste projeto, foi desenvolvido um Hub, aqui disponível, com o objetivo de oferecer recursos e ferramentas que capacitem os jovens para se envolverem no processo democrático, compreender as questões políticas e tomar decisões informadas.

Neste Hub são disponibilizadas informações sobre a UE e as suas instituições, os candidatos, como votar em cada país e sobre temáticas prioritárias para os jovens: economia justa, educação acessível, habitação acessível, melhores oportunidades locais, alterações climáticas, pleno emprego, direitos humanos, saúde mental, segurança e proteção. Neste site é possível comparar os diversos partidos que compõem o PE e as suas prioridades.


Projeto de voluntariado «Walk the Talk»: Eleições europeias - Aparece e vota! do IPDJ

Inicialmente foram selecionados 3 jovens embaixadores para ajudar desenvolver este projeto nos diversos países, no entanto, em Portugal, o IPDJ decidiu abrir a possibilidade de participação a um maior número de jovens permitindo uma maior cobertura do território nacional.

Assim, considerando a importância da educação entre pares e o papel crucial do voluntariado na disseminação de informação e envolvimento dos/as jovens, foi criado um projeto de voluntariado que decorre nas 5 regiões do continente e no qual cerca de 30 jovens irão realizar sessões de sensibilização sobre as eleições europeias, partidos candidatos e como votar em Portugal. Estas sessões decorrem entre  1 de abril e 31 de maio em escolas e entidades que trabalham com jovens  e destinam-se a jovens entre  os 17 e os 22 anos.

A campanha Walk the Talk é uma oportunidade para os/as jovens se envolverem ativamente no processo democrático e fazerem a diferença nas eleições europeias. Ao informar, mobilizar e incentivar o voto, estamos a construir uma geração comprometida com o futuro da Europa. Participa e faz ouvir a tua voz! 
 

Jovens embaixadores portugueses: 

Adriana Pais, 19 anos  | Estudante e voluntária do  projeto WalkTheTalk, promovido pelo IPDJ.                                                «Este projeto informa, move e une várias pessoas! O meu desejo incessante de justiça, conhecimento e equidade no mundo motivou-me a participar neste movimento.
O WalkTheTalk recorda a relevância dos direitos humanos básicos, da democracia e do voto, tópicos que nem sempre foram garantidos. Acrescentado a estes aspetos, identifiquei-me ainda com o propósito do projeto, pelas várias questões sociais adjacentes e valores, que concordo que devem  ser promovidos.
O meu principal objetivo como voluntária é partilhar informação de forma clara, simples, imparcial e verídica às pessoas que me rodeiam, de forma que todos nós possamos utilizar a nossa voz e avançar por um futuro próspero.»

 

Íris Vieira, 19 anos | Estudante de Ciências da Comunicação, na área da comunicação estratégica. 
«Gosto muito de fazer voluntariado e foi por aí que integrei o projeto WalkTheTalk. Caminhamos em conjunto para promover e elevar a participação jovem em prol do futuro da Europa. Queremos fazer a diferença! Assim, não só compartilho os valores do projeto, como acredito que este me tenha tornado uma pessoa mais informada, proativa e consciente. Como voluntária é também este impacto positivo que espero deixar na minha geração. Afinal, é a nossa Voz que determinará o futuro da democracia, portanto, utilizaremos o nosso direito ao voto para a fazer prosperar!»

 

João Brás, 19 anosAtivista pelos direitos humanos, facilitador e dirigente associativo.
«Há 50 anos tudo mudou, nenhum de nós, jovens, faz honestamente ideia de como era a realidade antes do 25 abril, mas há algo que sabemos, que desde então temos vindo a ter cada vez menos eleitores a votar, especialmente nas europeias.
É comum vermos uma certa culpabilização dos jovens. Somos, afinal de contas, aqueles que menos votam. Esta noção, para alem de contraprodutiva é, em grande ponto, infundada, pois foi precisamente os jovens que, em 2019, contribuíram para fazer destas as eleições mais votadas desde 94.
Se queremos que os jovens voltem novamente a aumentar a sua participação, há inúmeros pontos fundamentais, vários dos quais vemos presentes neste programa do IPDJ.
O trabalho junto das escolas, pois só assim conseguimos alcançar eficazmente os jovens, mas também a sensibilização de jovens para jovens, ferramenta fundamental para quebrar a “bolha”, que muito se acusa sentir entre o publico com quem trabalhamos e o parlamento para o qual queremos que votem.
A forma mais eficaz de levar jovens a votar é levar-nos a todos até Bruxelas, mas, sendo que o IPDJ não é a TAP, teremos de nos contentar com a segunda melhor alternativa, possibilitar aos jovens voluntários que sensibilizem os seus pares para que, a 9 de junho, voltarmos a provar que somos a geração mais qualificada de sempre.» 

 

 

 

Contatos

Email

comunicacao@ipdj.pt

Redes Sociais

Atualizado em: 22/04/2024

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.