Sessão nacional do Concurso Euroscola decorreu nos dias 26 e 27 de maio, na Assembleia da República - Sessão nacional do Concurso Euroscola decorreu nos dias 26 e 27 de maio, na Assembleia da República

null Sessão nacional do Concurso Euroscola decorreu nos dias 26 e 27 de maio, na Assembleia da República

Sessão nacional do Concurso Euroscola decorreu nos dias 26 e 27 de maio, na Assembleia da República

Nesta edição apresentaram candidatura cerca de 100 escolas, envolvendo mais de 2 500 alunos.

28/05/2025

A sessão nacional do Concurso Euroscola decorreu nos dias 26 e 27 de maio na Assembleia da República, com a participação do júri que avaliou as 19 escolas que chegaram à fase final - Maria Teresa Paulo, Chefe da Divisão de Edições da Assembleia da República, Katalin Gonczy, representante do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e Nuno Gonçalves, representante da Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação.

O programa contou nesta edição com a candidatura de cerca de 100 escolas, envolvendo cerca 2 500 alunos.

As escolas selecionadas e por isso contempladas com uma viagem a Estrasburgo para participarem numa sessão do Parlamento Europeu, foram: o Agrupamento de Escolas de S. Bento (Braga), a Escola Básica e Secundária Quinta das Flores (Coimbra) e o Agrupamento de Escolas de Gouveia (Guarda).

Sendo o IPDJ uma entidade da execução de política pública, que tem por missão a área da Juventude e do Desporto, encerra nas suas atribuições os valores defendidos pela União Europeia; promove programas, projetos e iniciativas em diversas áreas de intervenção que defendem, a dignidade humana, a liberdade, a democracia, a igualdade, o estado de direito e o respeito pelos direitos humanos.

O Parlamento Europeu criou o programa «Euroscola» em 1990 de modo a possibilitar a participação de estudantes do ensino secundário num exercício de simulação do trabalho dos deputados do Parlamento Europeu.

Este Programa em particular desempenha um papel crucial na promoção da identidade europeia entre os jovens.

Ao reunir estudantes de diversos Estados-membros, o «Euroscola» fomenta o sentimento de pertença a uma comunidade europeia mais coesa. Esta interação multicultural ajuda a quebrar barreiras e preconceitos, promovendo a compreensão e o respeito mútuo. Os participantes têm a oportunidade de perceber as semelhanças e diferenças culturais, criando um sentido de unidade na diversidade, que é um dos pilares fundamentais da União Europeia.

O «Euroscola» acolhe anualmente estudantes entre os 16 e os 18 anos de idade, de todos os Estados-Membros da União Europeia, para passar um dia em Estrasburgo, tornando-se membros do Parlamento Europeu. Os estudantes experimentam um dia como eurodeputados, participando na tomada de decisões da União Europeia através de debates no hemiciclo, negociações, votando e adotando resoluções sobre assuntos europeus.

Em cada sessão, os jovens participam em grupos de trabalho multilingues, seguidos de uma reunião plenária, fazendo uso dos conhecimentos linguísticos para comunicar com os seus homólogos, incentivando-se a compreensão mútua dos diversos pontos de vista e expectativas.

O Programa «Euroscola» tem como objetivos:

a) Familiarizar os jovens com o funcionamento das instituições europeias;

b) Consciencializar os jovens sobre a sua condição de cidadãos europeus e a sua intervenção na organização futura da Europa;

c) Oferecer aos jovens uma tribuna onde possam exprimir as suas opiniões e valorizar o seu envolvimento no projeto europeu.

Compete ao IPDJ, I.P. em colaboração com o Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal organizar, anualmente, as diversas fases do concurso e definir os critérios de seleção pelo Júris distritais/regionais e nacional.

São ainda parceiros do IPDJ, I.P. na organização deste programa a Assembleia da República, as Assembleias Legislativas e Direções Regionais da Juventude dos Açores e da Madeira.

Antes de cada sessão é definido um tema para debate que é comunicado às escolas do ensino secundário do universo do ensino público, particular e cooperativo em Portugal Continental e Regiões Autónomas. O tema deste ano, foi «Inteligência Artificial, Oportunidades e Desafios».

Cada escola candidata ao Programa «Euroscola» inscreve dois alunos participantes, aos quais compete a elaboração e apresentação do trabalho. Primeiro é avaliado o trabalho escrito, que posteriormente é apresentado oralmente de forma criativa, através de expressão artística (dramática ou teatral) pelos dois alunos, podendo complementar a apresentação utilizando meios audiovisuais ou multimédia, bem outros que considerem relevantes, devendo refletir sempre o conteúdo do trabalho escrito.

Aceda aqui à classificação final das escolas participantes nesta edição.

Atualizado em: 04/06/2025

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.