Projeto de investigação ES+Saúde estuda saúde e bem-estar de estudantes do ensino superior - Projeto de investigação ES+Saúde estuda saúde e bem-estar de estudantes do ensino superior

null Projeto de investigação ES+Saúde estuda saúde e bem-estar de estudantes do ensino superior

Projeto de investigação ES+Saúde estuda saúde e bem-estar de estudantes do ensino superior

IPDJ é um dos financiadores do projeto e integra equipa de investigação através do programa «Cuida-te +»

27/07/2021

O projeto de investigação Saúde e Estilos de Vida no Ensino Superior em Portugal (ES+Saúde) teve início este mês de julho e pretende caracterizar a saúde, bem-estar e comportamentos no ensino superior em Portugal.

Este estudo, que será realizado através de um inquérito por questionário aplicado a uma amostra representativa da população estudantil do 1.º e 2.º ciclo do ensino superior de todas as universidades e institutos politécnicos do setor público, tem o objetivo de  analisar indicadores relativos ao  estado de saúde e de bem-estar deste grupo-alvo, bem como comportamentos e atitudes promotores de saúde e prevenção da doença associados a mudanças de estilo de vida nesta etapa da vida, tais como hábitos de estudo, exercício físico, alimentação e sono, acesso a cuidados de saúde, consumos de substâncias e comportamentos aditivos, entre outros, tendo em consideração fatores socioeconómicos, de género, origem social e geográfica, curso e nível de ensino.

A multidimensionalidade dos resultados será útil para o desenvolvimento de políticas informadas e para a implementação de programas e atividades de âmbito nacional ou local, por parte de órgãos de decisão e das instituições do ensino superior, assim como de outras organizações do sector, que possam contribuir para a saúde e bem-estar dos/as estudantes, com impacto no seu sucesso académico e também ao longo da vida.

O projeto de investigação, que tem o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, é desenvolvido pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa), e integra uma equipa multidisciplinar, composta por elementos oriundos de áreas tão diversas quanto a Sociologia, Psicologia, Medicina, Nutrição, Antropologia e Comunicação, de várias universidades e instituições.

O ES+Saúde tem o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ, I.P.), Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD), Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), Fundação Calouste Gulbenkian, Banco Santander Totta, SA, e Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG). O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e o Conselho de Coordenação dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) colaboram no estudo, através do aconselhamento e articulação com as instituições que representam.

Contatos

Redes Sociais

Atualizado em: 08/02/2022

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>