Prémios «Desporto com Ética» distingem jornalismo que inspira valores no desporto - Prémios «Desporto com Ética» distingem jornalismo que inspira valores no desporto

null Prémios «Desporto com Ética» distingem jornalismo que inspira valores no desporto

Prémios «Desporto com Ética» distingem jornalismo que inspira valores no desporto

Cerimónia em Matosinhos reconheceu trabalhos jornalísticos que promovem a ética, o respeito e a inclusão no desporto português.

23/05/2025

A XIII.ª edição dos Prémios de Imprensa «Desporto com Ética» teve lugar no passado dia 28 de maio, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos. A iniciativa, promovida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, através do Plano Nacional de Ética no Desporto, em parceria com o Clube Nacional de Imprensa Desportiva (CNID), distinguiu os melhores trabalhos jornalísticos que abordam, de forma original e impactante, os valores fundamentais do desporto.

Criado em 2013, este prémio visa incentivar a produção de conteúdos que reforcem a importância da ética, da integridade, do respeito e da inclusão no contexto desportivo, independentemente do formato ou suporte utilizado.

A edição deste ano contou com 70 candidaturas, avaliadas por um júri composto por Murillo Lopes (CNID), que presidiu, Maria José Mata (Escola Superior de Comunicação Social) e Paulo Sérgio (Embaixador da Ética no Desporto).

Vencedores por Categoria

Imprensa Regional

  • 1.º Prémio: “O campeão da Carapinheira que finta as adversidades de sorriso rasgado” — Bruno Gonçalves (Diário As Beiras)
  • 2.º Prémio: “Autarcas: carreiras desportivas trouxeram ensinamentos para toda a vida” — Marina Guerra e Joaquim Dâmaso (Região de Leiria)
  • 3.º Prémio: “Boccia do Santacruzense é referência a nível nacional” — Pedro Freitas Oliveira (Diário de Notícias da Madeira)

Imprensa Desportiva e Generalista

  • 1.º Prémio: “O rival caiu e Leitão diz que preferiu esperar. Não queria um ouro assim” — Diogo Cardoso Oliveira (Público)
  • 2.º Prémio: “Um novo muro em Berlim: o choque entre clubes judeus e árabes na capital do Euro 2024” — Tiago Carrasco (Expresso)
  • 3.º Prémio: “O milagre do futebol na vida de Kyryl” — Fernando Urbano (A Bola)
  • Menção Honrosa: “Ser mãe não deveria significar um castigo desportivo” — Pedro Barata (Expresso)

Rádio e Televisão

  • 1.º Prémio: “Primeira de muitas” — Maria Ana Oliveira (Canal 11)
  • 2.º Prémio: “Game On Inclusion” — Luísa Nogueira (Canal 11)
  • 3.º Prémio: “Isto nunca mais acaba” — Eduardo Soares da Silva (Rádio Renascença)
  • Menção Honrosa: “Mister de coração” — Patrícia Tadeia (Canal 11)

A cerimónia foi marcada por momentos de reconhecimento, partilha e inspiração, reforçando o papel essencial da comunicação social na construção de uma cultura desportiva mais ética e humana.

Atualizado em: 02/06/2025

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.