Museu Nacional do Desporto inicia programa de itinerância «Museu fora de portas» - Museu Nacional do Desporto inicia programa de itinerância «Museu fora de portas»

null Museu Nacional do Desporto inicia programa de itinerância «Museu fora de portas»

Museu Nacional do Desporto inicia programa de itinerância «Museu fora de portas»

Centro Cultural de Viana do Castelo recebe a primeira exposição itinerante «10 Anos de Museu Nacional do Desporto 2012-2022».

29/03/2023

O Museu Nacional do Desporto (MND) lança o programa de itinerância «Museu Fora de Portas», que irá levar aos municípios do território nacional as suas várias exposições temáticas, nomeadamente: «10 Anos de Museu Nacional do Desporto 2012-2022»; «Jamor. O Palco Maior do Desporto Nacional»; «Ténis em Portugal de 1875 a 2019»; «Moniz Pereira. O Treinador e os Atletas»; sendo o MND atualmente o curador do acervo completo das exposições «Senhor Atletismo»; «Cartazes dos Jogos Olímpicos»; e «Mulheres na Imprensa Desportiva».

Esta modalidade de itinerância tem a vertente de ser proposta pelo IPDJ, como forma de promoção do património desportivo nacional, oferecendo a possibilidade de receber pedidos das várias entidades (municípios ou outras) para um sistema de empréstimo. As candidaturas podem ser submetidas através do site do MND, aqui.

Nesta sequência, o IPDJ, através do Museu Nacional do Desporto (MND), inaugura dia 30 de março, pelas 12h00, no Centro Cultural de Viana do Castelo, a exposição «10 Anos de Museu Nacional do Desporto 2012-2022». A ocasião servirá também para a assinatura de um memorando de entendimento do Clube TOP, entre o IPDJ e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, com vista a realização de ações de formação para agentes desportivos dos clubes e associações do município.

A exposição estará aberta ao público, de forma gratuita de 30 de março a 31 de maio, saindo de seguida para o Centro de Juventude de Lisboa, onde estará em exibição de junho a agosto, rumando depois para Faro, onde ficará patente durante o mês de setembro nos Serviços Regionais do IPDJ.

Assinala os momentos mais marcantes e a atividade desenvolvida pelo MND nessa década (2012-2022), passando em revista as 40 exposições que o Museu organizou – algumas em parceria –, assinalando as mais emblemáticas. Nesta linha de tempo, cruza-se uma seleção dos maiores feitos por atletas portugueses que ficam na História do Desporto nacional. Nela encontram-se expostas peças da vasta coleção do Museu, pelo seu valor ou pela sua relevância patrimonial e sentimental. 

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>