O Departamento de Juventude do Conselho da Europa realizou uma visita de trabalho em Portugal, de 2 a 5 de setembro último, no âmbito das medidas de assistência bilateral do Grupo Diretor Europeu para a Juventude (European Steering Group for Youth - CDEJ).
A missão teve como objetivo o desenvolvimento do trabalho com e para jovens em Portugal, centrando-se no avanço do trabalho com e para jovens no ensino superior, no atual quadro de formação do perfil de técnico de juventude e respetivas oportunidades de desenvolvimento profissional.
A missão foi composta por uma equipa diversificada de representantes, das seguintes entidades:
- Conselho Consultivo para a Juventude (CCJ);
- Comité Diretor Europeu para a Juventude (CDEJ);
- Comunidade de investigação sobre a juventude e da
- Divisão de Política de Juventude do Conselho da Europa.
A equipa de peritos realizou vários intercâmbios de informação e experiências com as principais partes interessadas, incluindo: o Gabinete da Ministra da Juventude e Modernização, e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
A nível nacional e regional, com o Conselho Nacional da Juventude, a Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), representantes dos municípios portugueses, o Centro Português de Emprego e Formação Profissional, a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), bem como representantes de diferentes associações e organizações de juventude.
O relatório da equipa de peritos do Conselho da Europa contribuirá para informar a estratégia nacional de trabalho com e para jovens, atualmente a ser desenvolvida pelo IPDJ, em cooperação com as diversas partes interessadas, assegurando o devido alinhamento com as políticas do Conselho da Europa e a Agenda Europeia do Trabalho com e para Jovens.
O Instituto Português do Desporto e Juventude expressa a sua gratidão ao Conselho da Europa e respetiva equipa de peritos pela excelente colaboração e apoio no âmbito específico da visita de trabalho, bem como pela cooperação de longa data entre Portugal e o Conselho da Europa.
A mesma tem permitido o desenvolvimento de uma política de Juventude mais próxima dos/as jovens portugueses/as.