Centro de Medicina Desportiva do IPDJ publica testemunhos de atletas que ultrapassaram lesões, de forma positiva, em termos psicológicos - Centro de Medicina Desportiva do IPDJ publica testemunhos de atletas que ultrapassaram lesões, de forma positiva, em termos psicológicos

null Centro de Medicina Desportiva do IPDJ publica testemunhos de atletas que ultrapassaram lesões, de forma positiva, em termos psicológicos

Centro de Medicina Desportiva do IPDJ publica testemunhos de atletas que ultrapassaram lesões, de forma positiva

«Lesionei-me. E depois?», uma publicação digital, pretende ser um recurso pedagógico na motivação de outros/as atletas em situações similares.

25/01/2023

Diversos/as autores/as sublinham a importância dos/atletas adotarem determinadas estratégias, sendo exemplos o diálogo interno positivo, o empenhamento no programa de recuperação, entre outras, para melhor enfrentarem as questões ocasionadas por uma lesão.

Os exemplos apresentados neste documento refletem, entre outras caraterísticas, resiliência, perseverança, motivação. «Lesionei-me. E depois?» reúne testemunhos de atletas que ultrapassaram uma lesão, de forma positiva, em termos psicológicos. O documento destina-se a inspirar atletas em situação atual de lesão, como mais um dos eventuais contributos possíveis, para os/as ajudar a melhor ultrapassar essa condição.

«Ouçam o vosso corpo», «Criar novas rotinas»,  «Tempo de reconstrução» «Respeitar o processo» ou «Celebrar as pequenas vitórias» constituem algumas das sugestões desses/dessas atletas, reunidas neste recurso psicopedagógico.

O Centro de Medicina Desportiva é uma unidade orgânica do IPDJ vocacionada para o apoio médico-desportivo aos/às atletas de Alto Rendimento, das Seleções Nacionais, Atletas Federados e à população desportiva em geral quando referenciada pelo seu médico assistente. Tem sede em Lisboa e conta ainda com uma unidade orgânica no Porto.

Os dois Centros desenvolvem um apoio médico de excelência aos/às atletas nacionais e praticantes de exercício físico que necessitem de acompanhamento, sendo que desempenham um importante papel no desenvolvimento dos métodos de avaliação, investigação e formação na área da Medicina Desportiva.   

O documento agora publicado está disponível em formato digital e pode ser consultado aqui.

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>