Janela de chat
- Mover-se entre itens na janela de chat
- Tecla de tabulação
- Shift + tecla de tabulação
- Efetuar ação
- Tecla Enter
A 3.ª edição do programa «Novas Lideranças | Para um Desporto +Igual» teve esta quinta-feira início na sede do Comité Olímpico de Portugal (COP), em Lisboa, com a reafirmação do objetivo de desenvolvimento de competências de liderança para novos dirigentes, integrando a igualdade entre mulheres e homens como uma prioridade na agenda de boa governação das suas organizações desportivas.
A igualdade de género e a boa governação não podem ser apenas princípios abstratos; devem ser práticas concretas que orientam o nosso trabalho diário. O desporto, pela sua capacidade de inspirar e transformar vidas, tem de ser um reflexo da sociedade que queremos construir: mais justa, mais equitativa e com oportunidades para todos e todas, disse Artur Lopes, presidente do COP, a abrir a sessão. Este programa tem um papel fundamental nesse caminho. Aqui, formandos e formandas têm a oportunidade de desenvolver competências de liderança, compreender melhor os desafios da gestão desportiva e, acima de tudo, preparar-se para assumir um papel ativo na transformação do desporto nacional.
Dirigindo-se aos formandos do programa, Artur Lopes deixou-lhes um desafio: Precisamos de novas lideranças capazes de trazer inovação, promover a diversidade e garantir que a igualdade e a qualidade sejam um valor central em todas as decisões. O compromisso que hoje assumem ao integrar este programa é um compromisso com essa mudança.
Carla Silva, vogal do Conselho Diretivo do Instituto Português do Desporto e Juventude, considerou o programa Novas Lideranças | Para um Desporto +Igual muito relevante, permitindo a renovação e capacitação dos novos dirigentes que vão estar à frente dos destinos do desporto no nosso País. Esta formação é o mote para esse desígnio e irá promover junto de vocês novas capacidades e o desenvolvimento de competências.
Isabel Cruz, da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), sublinhou que a organização que representa considera este programa fundamental, por ter uma correspondência direta com a estratégia nacional para a igualdade e não discriminação que a CIG coordena. Este programa enquadra-se no plano de ação para a igualdade entre homens e mulheres e quando falamos aqui de igualdade de género queremos falar em igualdade entre homens e mulheres, e portanto nesse plano de ação está inscrito um objetivo estratégico, de modo a garantir condições para uma educação e formação livres de estereótipos de género.
O programa de formação e mentoria «Novas Lideranças | Para um Desporto +Igual» é dirigido a jovens dirigentes desportivos com idades até aos 35 anos, sendo a turma desta 3.ª edição composta por 20 jovens, oito do sexo masculino, doze do sexo feminino, com média de idades de 28,4 anos; 60% residem na área metropolitana de Lisboa, 25% na área metropolitana do Porto, e os restantes (5% cada) em Castelo Branco (Covilhã), Viseu (Mangualde) e Leiria (Nazaré).
Em termos de escolaridade, 35% têm mestrado, 20% têm licenciatura e 45% o 12.º ano. As áreas de formação incluem: Educação Física, Desporto e Gestão (60%), Saúde (10%), e os restantes (5% cada) em Marketing, Ciências Sociais, Direito, Administração, Arquitetura e Matemática. A maioria (70%) está ligada a clubes e associações, 20% a federações desportivas, 5% a municípios e 5% a outras áreas. Desempenham funções em órgãos sociais (30%), gestão de projetos (25%), técnicos superiores (5%) e equipas técnicas (40%).
Uma equipa de mentores e mentoras, dirigentes com reconhecida liderança na área do desporto, vai acompanhar o grupo de participantes, partilhando o seu conhecimento e experiência e, em conjunto, pretende-se que possam contribuir para moldar o futuro do desporto em Portugal.
O programa de formação e mentoria é de frequência gratuita e decorrerá entre janeiro e julho de 2025, sendo composto por uma sessão de abertura, três workshops em regime de internato, sessões de mentoria e uma conferência final.
O grupo de participantes irá definir planos de ação concretos para as suas organizações desportivas, visando concretizar os «Objetivos de Igualdade de Género e Inclusão, 2021-2024» do Comité Olímpico Internacional (COI) e contribuindo, desta maneira, para uma cultura de mudança no Desporto em Portugal.
O programa Novas Lideranças | Para um Desporto +Igual é coordenado por Elisabete Jacinto, da Comissão Mulheres e Desporto do COP, terá como moderadora e dinamizadora Carla Rocha, apresentadora de rádio e consultora na área de comunicação, e pretende criar uma rede de líderes com capacidade para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, cuja liderança assente em valores, como o da igualdade entre mulheres e homens. Ao mesmo tempo pretende desenvolver o conhecimento da tomada de decisão no desporto para alcançar uma boa governação, aumentar o número de mulheres em posições de decisão no desporto, a nível local, regional e nacional e implementar os Objetivos de Igualdade de Género e Inclusão, 2021-2024, do COI.
O programa é promovido pelo Comité Olímpico de Portugal (COP), com o apoio da Solidariedade Olímpica e assenta numa parceria colaborativa com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) e com Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PPDM). Um dos objetivos prioritários é a “promoção e valorização do dirigismo desportivo feminino”, e constitui ainda resposta ao objetivo de capacitar jovens dirigentes para a liderança de um desporto +igual previsto nos instrumentos de política pública quer do IPDJ - Plano Nacional de Juventude (medida 175), quer da CIG - Plano de Ação para a Igualdade entre Mulheres e Homens da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação.
Atualizado em: 07/02/2025
x
Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.