Juventude | Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia - Juventude | Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia

null Juventude | Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia

Juventude | Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia

Promover a abordagem das políticas baseada nos direitos e enfatizar a participação dos/as jovens nos processos de decisão.

10/03/2021

No primeiro semestre de 2021 Portugal detém a Presidência do Conselho da União Europeia, também na área da Juventude. As primeiras atividades têm Vila Nova de Gaia como cidade anfitriã, uma das cidades portuguesas com mais jovens. 
 
A prioridade para a área da Juventude  neste contexto é promover uma abordagem das políticas baseada nos direitos, destacando-se a participação dos/as jovens nos processos de decisão e plataformas de governação em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Estratégia da UE para a Juventude 2019-2027 (Espaço e Participação para Todos).

Sublinha-se, assim, a importância e o contributo da mobilidade e das políticas de juventude e educação.  Da agenda para este período de Presidência  constam os eventos que se discriminam:
 
Conferência de Juventude da União Europeia | Vila Nova de Gaia, 12 a 15 de março | Organizada pelo Ministério da Educação de Portugal e o Conselho Nacional da Juventude insere-se no 8.º Ciclo do Diálogo da Juventude da UE que incide sobre o Objectivo 9 da Juventude «Espaço e Participação para Todos», sob o lema «Europa para a JUVENTUDE - JUVENTUDE pela Europa: Espaço para a Democracia e a Participação».

Objetivo: fornecer um roteiro para decisores/as, organizações de juventude e jovens trabalharem a nível local, nacional e europeu, durante a Fase de Implementação do 8.º Ciclo do Diálogo da Juventude da EU.
 
O Hackathon digital «Resolve a lacuna» |  48h, 12 a 13 de março | Organizado como um evento paralelo à Conferência da Juventude da UE em Portugal, decorre de 12 de março, às 00h00, a 13 de março, às 23h59 (WET). Conta com jovens dos 27 Estados-Membros da União Europeia, sobre participação digital, e o resultado produzirá o protótipo de uma ferramenta ligada ao Portal Europeu de Juventude, para promover a participação e o compromisso dos/as jovens.

Visa fomentar e apoiar o desenvolvimento de soluções digitais inovadoras, lideradas por jovens residentes na Europa, para fazer face às barreiras que diariamente encontram na participação em processos democráticos de tomada de decisão política. 
 
A Reunião de Diretores Gerais da Juventude | Vila Nova de Gaia, 15 e 16 de março | Organizada pelo IPDJ, pretende ser um fórum de debate e reflexão sobre a implementação da Estratégia da União Europeia para a Juventude 2019- 2027. Os temas do encontro serão: «Abordagem das Políticas de Juventude com Base nos Direitos» e «Agenda do Trabalho Juvenil» .
 
Por último, Portugal pretende no Conselho de Ministros da Juventude, a 17 de Maio,  aprovar as Conclusões do Conselho sobre o reforço da governação multinível, na promoção da participação de jovens nos processos de decisão e realizar um debate político sobre a promoção de direitos - abordagem baseada nas políticas de juventude.

De 25 a 26 maio decorre em Lisboa a Atividade Entre Pares (PLA) | Direitos da Juventude e Políticas baseadas em Direitos, com o envolvimento do Grupo de Peritos sobre Direitos da Juventude do Fórum Europeu de Juventude.

Na fase final da Presidência, é dada também prioridade ao lançamento do novo programa Erasmus+ e  Corpo Europeu de Solidariedade, ambos em Viana do Castelo, durante o mês de junho.
 
Todos estes eventos podem ser acompanhados online, via redes sociais, ou via site oficial, https://youth2021portugal.eu/ 
 
Aceda aqui a toda a informação.

 

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>