I Encontro Nacional de Conselhos Municipais de Juventude - I Encontro Nacional de Conselhos Municipais de Juventude

null I Encontro Nacional de Conselhos Municipais de Juventude

I Encontro Nacional de Conselhos Municipais de Juventude

Criar as bases para Conselhos Municipais da Juventude mais participativos e eficazes na sua missão.

28/04/2021

O I Encontro Nacional de Conselhos Municipais de Juventude juntou cerca de 400 participantes em formato digital.

Durante os dias 23 e 24 de abril, jovens, autarcas e técnicos de juventude, trabalharam em conjunto de forma a repensar soluções e estratégias que promovam uma maior e efetiva aproximação dos jovens às instituições democráticas.  Também para criar as bases para Conselhos Municipais da Juventude mais participativos, dinâmicos e eficazes na sua missão.

Em concreto, os dois dias de trabalho juntaram 320 participantes, incluindo 160 jovens, 80 vereadores de juventude e 80 técnicos municipais, de 17 distritos de Portugal continental mais as regiões autónomas dos Açores e da Madeira. Teve, ainda, a participação especial do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa que, numa mensagem em vídeo, referiu a importância da participação democrática como aposta dos municípios, do poder local e do país.

Durante o evento decorreu também o Encontro Nacional de Vereadores da Juventude 2021, um espaço aberto que promoveu reflexões sobre o papel das associações de estudantes do secundário e do ensino superior, das juventudes partidárias, técnicos de juventude ou da participação jovem em ambiente rural, entre outras.

Do trabalho conjunto resulta a «Carta A3: 10 ideias para modernizar os Conselhos Municipais da Juventude» e uma «Bolsa de projetos para transformar ideias em boas práticas».

O Encontro Nacional de Conselhos Municipais de Juventude foi uma coorganização das Câmaras Municipais de Braga e do Porto, do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. do Conselho Nacional de Juventude e da, Federação Nacional das Associações Juvenis.

Atualizado em: 08/02/2022

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>