Faial acolheu a última sessão de auscultação da Agenda Nacional da Juventude - Faial acolheu a última sessão de auscultação da Agenda Nacional da Juventude - IPDJ

Faial acolheu a última sessão de auscultação da Agenda Nacional da Juventude - Faial acolheu a última sessão de auscultação da Agenda Nacional da Juventude

null Faial acolheu a última sessão de auscultação da Agenda Nacional da Juventude

Faial acolheu a última sessão de auscultação da Agenda Nacional da Juventude

Encontro contou com a presença de Ricardo Gonçalves, presidente do Conselho Diretivo do IPDJ, e Eládio Braga, diretor regional da Juventude dos Açores.

18/03/2025

O Faial recebeu, no passado dia 12 de março, a última sessão de auscultação da Agenda Nacional da Juventude (ANJ), marcando a reta final de um processo participativo que envolveu milhares de jovens em todo o país. O evento, promovido pelo IPDJ com o apoio da Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, através da Direção Regional da Juventude, contou com a presença de Ricardo Gonçalves, presidente do Conselho Diretivo do IPDJ, e de Eládio Braga, diretor regional da Juventude dos Açores, sublinhando a importância estratégica desta iniciativa para os jovens açorianos.

O encontro contou com a participação de mais de 50 jovens, que apresentaram propostas concretas para enriquecer a construção de políticas públicas para a juventude. Os temas discutidos abrangeram as dez grandes áreas estruturantes da vida dos jovens: Saúde e Bem-Estar; Educação e Qualificação; Participação Cívica e Cidadania; Digitalização e Tecnologias; Habitação, Natalidade e Intergeracionalidade; Sustentabilidade, Ambiente e Coesão Territorial; Emprego, Qualificação e Empreendedorismo; Cultura e Criatividade; e Igualdade e Inclusão.

Durante a sessão, Ricardo Gonçalves realçou o impacto do processo de auscultação: «Esta é uma das consultas públicas mais abrangentes realizadas em Portugal no âmbito das políticas de juventude. Queremos que a ANJ seja um documento realista, construído com e para os jovens, refletindo as suas reais necessidades e aspirações. (...) A juventude açoriana enfrenta desafios particulares, como a mobilidade inter-ilhas e para o continente, o acesso à habitação e a qualificação profissional ajustada às necessidades regionais.»

Por sua vez, Eládio Braga destacou a relevância histórica desta iniciativa para os Açores, sublinhando que, pela primeira vez, os jovens açorianos foram ouvidos no processo de construção de um instrumento nacional de políticas públicas: «Garantir que os Açores tenham voz ativa na ANJ é essencial para assegurar um futuro com mais oportunidades para os jovens da região.»

O processo de auscultação, promovido pelo IPDJ, em parceria com o Conselho Nacional de Juventude e a Federação Nacional das Associações Juvenis, envolveu 73 sessões presenciais e digitais, mobilizando mais de 2 600 jovens e resultando na submissão de 89 propostas na plataforma Participa.gov.pt.

A Agenda Nacional da Juventude representa um compromisso de colocar os jovens no centro das decisões políticas, promovendo um futuro mais inclusivo e sustentável. A sessão no Faial constituiu um marco fundamental para garantir que as políticas públicas refletem as reais necessidades de todos os jovens.

Atualizado em: 20/03/2025

COMO PODEMOS AJUDAR?


DJ Bot  (Em Treino)

x

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.