Exposição «Mulheres no Desporto» reúne atletas nacionais de várias gerações - Exposição «Mulheres no Desporto» reúne atletas nacionais de várias gerações

null Exposição «Mulheres no Desporto» reúne atletas nacionais de várias gerações

Exposição «Mulheres no Desporto» reúne atletas nacionais de várias gerações

Celebra a notável trajetória das mulheres no mundo do desporto, desde as pioneiras até às atletas contemporâneas que desafiam estereótipos de género.

29/10/2024

Foi inaugurada, no Centro Interpretativo do Jamor, a exposição «Mulheres no Desporto | Pioneirismo, Desafios, Inspiração, Igualdade», com a presença de Pedro Dias, secretário de Estado do Desporto e de Carla Mouro, secretária de Estado Adjunta e da Igualdade.

Esta exposição representa uma homenagem à força, paixão e determinação que moldam o desporto e impulsionam a luta pela igualdade.

Na cerimónia de abertura, Ricardo Gonçalves, presidente do Conselho Diretivo do IPDJ, agradeceu a presença de todos, destacando todo o trabalho que ainda falta fazer em prol da igualdade de género no desporto.

Carla Mouro partilhou o seu percurso como atleta e todo o esforço e dedicação aplicados, «foram anos de sacrifícios, de noites de treino sem garantias de reconhecimento, mas também de um orgulho imenso por, de alguma forma, representar e contribuir portas para as mulheres que viriam a seguir. E cada mulher, que como eu, teve o privilégio de fazer este percurso, sabe o quanto ele exige, o quanto nos enriquece», rematou.

Pedro Dias, secretário de Estado do Desporto realçou o desenvolvimento da prática desportiva no feminino, referindo que «o tema da inclusão, onde incluímos na mesma gaveta, a prática no feminino e das pessoas com deficiência, é uma aposta séria deste governo.»

Estiveram presentes, nesta ocasião, atletas de várias gerações representadas nesta mostra, que foram partilhando a sua experiência, ao longo da visita guiada, realizada pelo curador Jorge Santos e pela Chefe de Divisão de Documentação e Museologia do IPDJ e coordenadora do Museu Nacional do Desporto, Ana Semblano.

Rosa Mota, fez uma viagem ao tempo, destacando a sua estreia como atleta na primeira Maratona oficial em Atenas, em 1982, e a importância da sua participação como mulher «se fosse um sucesso e se houvesse mais mulheres a participar, ia continuar a ser uma prova oficial, se não houvesse mulheres a participar, se não houvesse competição, não teríamos chegado aos Jogos Olímpicos.»

Inês Gonçalves realçou o grande domínio dos homens no jornalismo desportivo e nas posições de liderança, como situações de desigualdade de género. Filipa Cavalleri, atleta olímpica de judo referiu que «de geração em geração vão-se quebrando barreiras, os atletas vão sendo cada vez melhores, e para mim é um gosto ver que a modalidade avança e que existem mulheres que contribuem para o avanço da modalidade.» Joana Pratas, atleta olímpica de vela recordou o seu percurso, tendo como inspiração Rosa Mota. Susana Feitor atleta olímpica de marcha e atualmente, Presidente da Fundação do Desporto, recordou todos as atletas que a fizeram crescer e que a motivaram na sua modalidade «eu também quero ser assim, eu também quero lá chegar». Diana Gomes, atleta olímpica de natação e Presidente da Comissão de Atletas Olímpicos, referiu que nunca sentiu nenhuma forma de discriminação na sua modalidade, enquanto atleta, mas que agora, enquanto dirigente, sente que «a minha voz é pequenina, a minha presença, por vezes é para embelezar e precisamos da ajuda de todos para mudar muita coisa.»

Patrícia Sampaio, campeã olímpica de judo recordou a sua trajetória referindo que entrou num «desporto considerado para rapazes», e quando começou a competir tinha de lutar com rapazes «porque não havia meninas do meu tamanho e durante muitos anos e até hoje sou a única atleta da minha turma.»

A exposição divide-se em sete secções, num convite à descoberta das razões pelas quais se deve lutar por um mundo menos desigual e conhecer histórias inspiradoras de atletas que se tornaram lendas globais ao transcenderem barreiras.

Na Secção Expositiva pode-se encontrar algumas peças que celebram e simbolizam essas realizações e na mesa digital interativa, alguns jogos, vídeos e informações adicionais complementam a exposição.

No percurso há possibilidade de contactar com outras experiências digitais, como ligações a informação e outros conteúdos multimédia, através de qr-codes e de realidade aumentada. No final, o visitante pode tirar uma selfie no ecrã digital, para partilhar e mais tarde recordar.

Esta mostra pode ser visitada, todos os dias, nas Piscinas do Centro Desportivo Nacional do Jamor, com entrada gratuita: segunda a sexta: 7h00 - 22h00; sábados: 8h00 - 18h00 e domingos: 8h00 - 13h00.

 

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>