Janela de chat
- Mover-se entre itens na janela de chat
- Tecla de tabulação
- Shift + tecla de tabulação
- Efetuar ação
- Tecla Enter
O evento de encerramento do projeto conjunto da União Europeia e Conselho da Europa All In Plus: Promoting Greater Gender Equality in Sport teve lugar nos dias 12 e 13 de fevereiro de 2025, no Centre National Sportif et Culturel (La Coque), no Luxemburgo, onde Portugal esteve representado.
O objetivo principal do All In Plus é destacar os benefícios de uma maior igualdade de género no desporto, defendendo melhorias reais e duradouras na acessibilidade, visibilidade e oportunidades para as mulheres no desporto. Este projeto é a continuidade do All In: Towards Gender Balance in Sport, que se realizou entre 2018 e 2019, no qual Portugal, também, participou.
Assinalando o culminar de dois anos de investigação e de recolha de dados, o evento divulgou as recomendações, assim como um relatório analítico abrangente que avalia a igualdade de género no desporto europeu. Baseado em dados de 21 países, o relatório analisa a igualdade de género em seis áreas-chave: liderança, treino e arbitragem, participação desportiva, prevenção da violência de género, media/comunicação e políticas e programas de igualdade de género no desporto.
Os grupos-alvo para a recolha de dados incluíram: Ministérios/departamentos governamentais responsáveis pelo desporto, Comités Olímpicos Nacionais, Comités Paralímpicos Nacionais, assim como Federações Olímpicas e Paralímpicas.
Sob a presidência de Luxemburgo do Comité de Ministros do Conselho da Europa, o evento reuniu representantes da Comissão Europeia e do Conselho da Europa, juntamente com alguns dos coordenadores nacionais do All in Plus, especialistas e atletas, para discutir as melhores práticas e o caminho a seguir para promover a igualdade de género no desporto.
Os resultados do estudo indicam que as mulheres no desporto, a nível europeu, representam apenas:
12% de presidentes de federações;
31% de membros de direção de federações;
23% de treinadoras;
32% de árbitras/juízes/oficiais.
Os resultados do estudo podem ser acedidos no Relatório «All IN Plus – Promoting Gender Equality in Sport».
x
Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.