Complexo de Piscinas do Jamor faz 25 anos - Complexo de Piscinas do Jamor faz 25 anos

null Complexo de Piscinas do Jamor faz 25 anos

Complexo de Piscinas do Jamor faz 25 anos

Duas décadas e meia a «fabricar campeões» e a contribuir para a dinamização e promoção da atividade e física e desportiva.

21/07/2023

O Complexo de Piscinas do Jamor está de parabéns. Inaugurado a 22 de julho de 1998 foi, ao longo destes 25 anos, palco de treino de muitos atletas de excelência, de provas desportivas nacionais e internacionais e local de atividade física de milhares de praticantes de natação.

Foi a primeira instalação coberta em Portugal capaz de acolher provas nacionais e internacionais de qualquer disciplina da natação. Um ano depois de ser inaugurado, o Complexo recebeu em 1999 a sua primeira competição internacional – o Europeu de piscina curta. De então para cá, muitas outras aconteceram aqui.

Estes 25 anos do Complexo  têm sido um percurso de excelência, começando por ser uma oficina de trabalho para a natação nacional de alto rendimento, que ainda hoje se mantem como «fábrica de campeões, mas rapidamente galgou as pistas do tanque olímpico para uma complementaridade que rapidamente se estendeu a várias outras modalidades, como: judo, lutas, karaté, triatlo, pentatlo moderno, esgrima, atletismo, entre várias outras», de acordo com as palavras do Presidente do Conselho Diretivo do IPDJ, Vítor Pataco.

O complexo possui várias valências, entre as quais: piscina olímpica, piscina de saltos e torre de saltos.  O edifício viu também nascer, ao longo destes anos, espaços de diagnóstico médico-desportivo, avaliação e controlo de treino de atletas, com recurso às mais avançadas tecnologias, para além de albergar uma sala de altitude, que permite a simulação de altitude natural, em situação de repouso e/ou permanência noturna e/ou treino.

Mas, o complexo não vive exclusivamente para o alto rendimento. A Escola de Natação do Jamor tem natação para bebés, hidroginástica, hidroterapia e natação pura, estando, como infraestrutura pública, aberta a todos/as, desde pessoas com deficiência, a bebés e a seniores.

Nas piscinas do Jamor foram batidos muitos recordes nacionais de natação e por elas passaram, também, dezenas de atletas olímpicos, surdolímpicos e paralímpicos, nomeadamente, atletas medalhados/as, como: a atleta olímpica Vanessa Fernandes – medalha de prata em triatlo nos Jogos de Pequim 2008; os paralímpicos Susana Barroso – prata em Sidney 2000 e bronze em Atenas 2004; e João Martins – bronze em Atenas 2004 e em Pequim 2008.

Um historial que nos leva a felicitar: todos/as os/as que por aqui têm passado e usufruído destas condições de excelência,  e também os/as colaboradores/as do IPDJ que asseguram o normal funcionamento desta infraestrutura.

Aceda aqui a mais informação sobre o Complexo de Piscinas do Jamor.
 

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>