Informações Úteis

COMO PODEMOS AJUDAR?


Interior de um ginásio

Informações úteis

Recomendações para Redução do Consumo Energético e Hídrico em Instalações Desportivas



Face à atual conjuntura geopolítica e ambiental e alinhados com as diretrizes da União Europeia (UE), é urgente a adoção de medidas com vista à racionalização da utilização da energia e dos recursos hídricos, minimizando os impactos económicos e ambientais associados à sua produção e utilização. 

O Instituto Português do Desporto e da Juventude, no cumprimento das suas atribuições pedagógicas neste âmbito,  tem um papel ativo nesta matéria, levando a cabo, num primeiro momento, uma campanha de sensibilização, junto das organizações que gerem direta ou indiretamente as instalações desportivas, tendo em vista a adoção de medidas e comportamentos geradores de poupança energética e hídrica que permitam reduzir a fatura energética nas instalações desportivas.

Encontram-se identificadas 20 recomendações conjunturais tendo em vista a redução do consumo energético e hídrico em Instalações Desportivas, passiveis de aplicação sem necessidade de investimento, mas que se instituídas como prática permanente contribuirão para fortalecer a resiliência e sustentabilidade das organizações.

A par da aplicação das recomendações conjunturais, sem investimento, deverão as organizações, ponderar a implementação de medidas de carácter estrutural, com vista à melhoria da eficiência energética e hídrica nas Instalações Desportivas, incluindo redes e equipamentos, com os quais seja possível uma verdadeira transição energética.

As Recomendações para Redução do Consumo Energético e Hídrico em Instalações Desportivas são constituídas por: 

  • Recomendações Conjunturais - Que abrangem Sistemas de Iluminação e equipamentos alimentados por energia elétrica; Sistemas de climatização e ventilação; Sistemas Hídricos.
     
  • Recomendações Estruturais - Medidas de carácter estrutural com vista à melhoria da eficiência energética e hídrica nas Instalações Desportivas, que deverão ser acompanhadas por programas de incentivo financeiro e fiscal direcionados para a sua implementação

Aceda aqui às Recomendações para Redução do Consumo Energético e Hídrico em Instalações Desportivas

 

Campo de futsal exterior de noite, iluminado

Atualizado em: 23/09/2022

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.