Movimento contra o discurso de ódio - Movimento contra o discurso de ódio

COMO PODEMOS AJUDAR?


null Movimento contra o discurso de ódio

Movimento contra o discurso de ódio

Jovens pelos direitos humanos online

22/03/2013

O Movimento Contra o Discurso de Ódio «No Hate Speech» foi lançado em 22 de março de 2013, sendo esta a primeira campanha online do Conselho da Europa.

A campanha foi a primeira iniciativa internacional a abordar o discurso de ódio alertando para a importância dos direitos humanos. Foi referenciada em 45 países, tendo vários parceiros e uma comunidade internacional de ativistas online.

 

 

Em Portugal, estiveram envolvidas várias entidades e associações juvenis, reunidas num Comité Nacional coordenado pelo IPDJ.

Acompanharam-se as dinâmicas europeias e comemoraram-se os Dias Europeus de Ação, onde foram abordadas temáticas específicas, tais como:

  • Discurso de ódio sexista;
  • Racismo;
  • Apoio aos refugiados;
  • Solidariedade com as vítimas de crimes de ódio;
  • Islamofobia e intolerância religiosa, anti-semitismo;
  • Homofobia.

A campanha ajudou a reconhecer a Internet como um serviço público, um espaço comum onde os direitos humanos se devem aplicar a todos/as e onde a dignidade humana deve vir em primeiro lugar.

A campanha promoveu a liberdade de expressão e a participação plena dos/as jovens na sociedade, tanto online como offline, na qualidade de agentes, atores e ativistas em benefício de todos/as.

O discurso de ódio não é um fenómeno do passado, continua a ser um perigo real.

O Movimento Contra o Discurso de Ódio criou um conjunto de recursos e suportes educativos, ferramentas essenciais na continuação da promoção da literacia digital e mediática, bem como do pensamento crítico e da capacidade de denunciar e agir contra o discurso de ódio.

Consciente da necessidade de divulgar e utilizar recursos em ações de promoção dos direitos humanos online e de combate ao discurso de ódio, o IPDJ desenvolve ações nesta área, através do projeto Internet Segura, e foi neste âmbito que se a traduziu e editou em língua portuguesa o Manual ALTERNATIVAS.

Para além deste, alguns outros recursos foram traduzidos e editados em português: 

Continuação da Campanha/Movimento em Portugal

O discurso de ódio não é um fenómeno do passado, continua a ser um perigo real.

Consciente da necessidade de continuar a divulgar e utilizar recursos em ações de promoção dos direitos humanos online e de combate ao discurso de ódio, o IPDJ continua a desenvolver ações nesta área, através do projeto Internet Segura, e foi neste âmbito que se a traduziu e editou em língua portuguesa o Manual ALTERNATIVAS.

Em consonância com a Declaração final da Conferência de Avaliação realizada em Estrasburgo em abril de 2018, o IPDJ continua e continuará ativo, vigilante e empenhado em manter vivo o movimento pelos direitos humanos online, preservando a sua juventude e relevância, convidando todas as entidades parceiras e associações de jovens a participar.

O movimento pelos direitos humanos online continua.

Mais informação - Sítio Europeu da Campanha https://www.coe.int/en/web/no-hate-campaign/home 

Para aderir

Acede aqui à plataforma da campanha.

Para denunciar o discurso do ódio online:

No Observatório do Discurso do Ódio: http://nohatespeechmovement.org/hate-speech-watch/

Às autoridades nacionais em Portugal: Linha Internet Segura.

Contatos

Email

campanha@odionao.com.pt

Redes Sociais

Atualizado em: 28/04/2023

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.