>
<

COMO PODEMOS AJUDAR?


Saúde Juvenil

A sexualidade na adolescência

Riscos a evitar



A adolescência é uma fase da vida em que ocorrem grandes oportunidades, mas também alguns comportamentos de risco. As primeiras paixões despertam na fase da adolescência. O amor, a atração e o desejo são vividos de uma forma intensa.  

Com o início da puberdade, há hormonas que se tornam ativas e dão origem a um conjunto de alterações, quer a nível fisiológico, quer a nível emocional. O corpo muda a cada dia, a voz altera-se, a sudação é maior. Surgem os primeiros pelos púbicos e também pilosidade em zonas como as axilas, pernas, braços e rosto. Nos rapazes os ombros alargam, surgem as primeiras ereções e ejaculações. Nas raparigas ocorre a menarca (primeira menstruação), as ancas alargam, o peito desenvolve-se. Começam a ter ciclos menstruais, durante os quais ocorre a ovulação e a menstruação. Começam a produzir o muco cervical.

Na fase de início da vida sexual é importante o aconselhamento junto de pessoas com mais experiência, como familiares, amigos, professores, técnicos de saúde.

 

Alguns riscos que podem ser evitados:

  • O risco de uma gravidez não desejada: é possível evitá-lo procurando informação correta e segura sobre contraceção, optando pelo método mais adequado a cada pessoa;
  • O risco de uma infeção sexualmente transmissível: o uso de preservativo em todas as práticas sexuais (oral, vaginal, anal).

O preservativo deve ser utilizado sempre e desde o início da relação sexual para proteção de infecções sexualmente transmissíveis (IST) ou da gravidez. Um único contacto sexual sem preservativo pode conduzir a uma IST (existem várias, não apenas o VIH/ SIDA).

A sexualidade na adolescência

Atualizado em: 26/03/2020

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.