>
<

COMO PODEMOS AJUDAR?


Saúde Juvenil

A masturbação

Autoestimulação e descoberta do próprio corpo



Masturbação significa acariciar, tocar ou estimular partes do próprio corpo (chamadas zonas erógenas) para obter prazer, para além de permitir que possamos conhecer melhor o nosso corpo e como ele funciona. Não são apenas os órgãos genitais que podem proporcionar prazer, existem outras partes do corpo que são sensíveis ao toque: as zonas erógenas. 

A masturbação não acontece apenas na puberdade ou na adolescência, é um comportamento que pode fazer parte da sexualidade ao longo da vida, embora durante a puberdade e a adolescência, devido às alterações hormonais e à descoberta da sexualidade, possa ser um comportamento mais frequente.  

Existem diferentes formas de masturbação associadas às diferentes sensibilidades do corpo humano e de cada pessoa. Como tal, a comunicação é um aspeto essencial para o autoconhecimento.

A masturbação

Durante muitos anos, e ainda hoje, em algumas religiões, culturas e modelos educacionais, a masturbação permanece repleta de mitos e falsas crenças:

  • A masturbação causa impotência;

  • A masturbação causa infertilidade;

  • Com a masturbação «perde-se a virgindade»;

  • A masturbação provoca borbulhas;

  • A masturbação faz mal à saúde.

Estes exemplos são apenas mitos que não devem ser vistos como verdade. A masturbação é algo natural, que permite o conhecimento do corpo. 

 

A masturbação é um comportamento só de rapazes?

Não. As raparigas e as mulheres também se masturbam, apesar de os rapazes e os homens o assumirem mais facilmente do que as raparigas. A masturbação é um comportamento que faz parte da intimidade de cada um e, por isso, é um assunto que habitualmente não é falado ou partilhado.


Atualizado em: 26/03/2020

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.