COMO PODEMOS AJUDAR?


Plano Nacional para a Juventude



O Plano Nacional para a Juventude (PNJ) é o instrumento político de coordenação intersectorial da política de juventude em Portugal. O principal objetivo é a efetivação dos direitos das pessoas jovens, em termos económicos, sociais e culturais.

O compromisso foi assumido pelo XXI Governo Constitucional numa perspetiva transversal das políticas públicas de juventude, ao apresentar medidas setoriais, nomeadamente, em relação à educação, emprego e ao empreendedorismo,  habitação, Saúde , Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Governança e Participação e Igualdade e Inclusão Social. Integram, ainda, o PNJ outras áreas relevantes, como sejam Administração Interna, Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Cultura, Defesa, Desporto, Justiça e Mar.

O PNJ estabelece um equilíbrio entre políticas abrangentes perante os desafios que são colocados ao país – pelo declínio demográfico, despovoamento do interior e envelhecimento da população, bem como as políticas dirigidas a grupos em situação mais vulnerável ou com necessidades específicas.

Sendo um período em que as pessoas jovens contribuem para a inclusão e coesão social, democracia, sustentabilidade e desenvolvimento, todo o país beneficia deste plano.
 

Atualizado em: 10/05/2021

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.