>
<

COMO PODEMOS AJUDAR?


Desporto-para-TODOS-BANNER

Dia Europeu do Desporto na Escola



O Dia Europeu do Desporto na EscolaEuropean School Sport Day (ESSD), projeto co-financiado pelo Programa Erasmus+ Desporto e coordenado a nível europeu pela Hungarian School Sport Federation, constitui-se como um momento de partilha de experiências, promovendo a atividade física e a saúde e contribuindo para desenvolver competências sociais e de inclusão entre alunos, professores e pessoal não docente.

É um dia aberto à atividade desportiva e física realizada, pelo menos, durante 120 minutos, com o objetivo de motivar crianças e jovens a serem mais ativas e a promover a sua participação em atividades desportivas e físicas.

Evidência recente demonstra que os alunos fisicamente ativos apresentam melhores indicadores de aptidão física e de saúde, assim como uma maior capacidade de concentração e aprendizagem, refletindo-se num melhor rendimento escolar.

O IPDJ coordena em Portugal este evento com o apoio de vários parceiros institucionais que colaboram na sua implementação: Direção Geral de Educação (DGE) através da Divisão do Desporto Escolar (DDE), Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP), Conselho Nacional das Associações de Professores e Profissionais de Educação Física (CNAPEF) e Sociedade Portuguesa de Educação Física (SPEF).

Dia Europeia do Desporto na Escola

Edição 2020 

O Dia Europeu do Desporto na Escola está integrado na Semana Europeia do Desporto, que se realiza na última semana de setembro. A iniciativa teve início em 2015 e tem como objetivo promover o desporto e a atividade física em toda a Europa, através da realização de um conjunto alargado de atividades dirigidas a toda a população, independentemente da idade ou do nível de preparação física. 

Neste contexto, os alunos em idade escolar representam um segmento especialmente importante na promoção da atividade física e do desporto, tendo em conta que é nesta etapa da vida que as crianças e os jovens adquirem as bases da sua literacia motora e adotam hábitos de vida saudáveis. Por esta razão, a Semana Europeia do Desporto em Portugal tem um dia reservado exclusivamente para as Escolas, o Dia Europeu do Desporto na Escola, a exemplo do que acontece em 42 países. 

A edição de 2020, tem lugar no dia 25 de setembro.

Para tal, terão que ser cumpridos os seguintes requisitos:

A Escola/Agrupamento de Escolas (AE) deve proceder ao seu registo, preferencialmente até final de julho, na plataforma Europeia do evento, sendo que, no final da atividade (após dia 25 de setembro) será, também, solicitada a submissão de um relatório. Esta atividade deverá constar do Plano de atividades para 2020.  

Em 2019 a iniciativa contou com a participação de cerca de 350.000 alunos de centenas de escolas de todas as regiões do país, que estiveram envolvidos em diversas atividades desportivas, fomentando junto dos alunos e respetivas famílias, a aquisição de hábitos de vida ativa e saudável.

O ano de 2020 é para todos, alunos, professores e famílias, um ano diferente, derivado das alterações ao nosso dia-a-dia e aos nossos hábitos de vida, decorrentes da pandemia Covid-19. Desta forma, a comemoração do Dia Europeu do Desporto na Escola é para todos uma oportunidade para fortalecer o estatuto da Educação Física e do desporto nas escolas e para promover a saúde e bem-estar junto dos mais jovens.

Sendo a prioridade de todos a realização de atividades práticas, seguindo as normas e recomendações da Direção-Geral de Saúde, não havendo essa possibilidade, propõe-se o desenvolvimento de iniciativas online, conjugadas com outras áreas educativas ou do envolvimento das famílias através do envio de desafios para casa.

Pretende-se que cada Escola tenha autonomia para construir o seu plano de atividades para este dia. Deve também divulgar amplamente o mesmo, dispondo para esse fim dos recursos gráficos disponíveis no site do evento. Considera-se importante, se possível, o envolvimento de encarregados de educação e entidades da Educação e do Desporto, tais como, Clubes, Coletividades, Federações Desportivas e Autarquias locais, cuja presença demonstre a importância do Desporto no Sistema Educativo.

Mais esclarecimentos podem ser obtidos através de aliete.filipe@dge.mec.pt ou pelo telefone 21 393 68 50.


Atualizado em: 15/07/2020

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.