>
<

COMO PODEMOS AJUDAR?


Aperto de mão entre dois jogadores de ténis

Plano Nacional de Ética no Desporto

Divulgar e promover os valores éticos



O Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED) é uma iniciativa governamental implementada pelo IPDJ desde 2012.

Com uma missão preventiva e educativa, destina-se a entidades que promovem atividades desportivas e a estruturas ligadas direta ou indiretamente ao desporto como clubes, federações, associações, escolas, autarquias, comunicação social e prisões, tendo como público-alvo: crianças, atletas, dirigentes, treinadores e árbitros, entre outros.

O plano consiste num conjunto de iniciativas que visa promover e disseminar a ética e os valores inerentes à prática desportiva, encontrando-se os seus objetivos enquadrados em cinco eixos estratégicos:

  • Formação/educação;
  • Prática desportiva/eventos;
  • Publicações/investigação/tecnologias da informação e comunicação;
  • Concursos;
  • Campanhas.
PNED

O PNED é um conjunto de iniciativas estruturadas e planificadas, que visam divulgar e promover a vivência dos valores éticos inerentes à prática desportiva como a verdade, o respeito, a responsabilidade, a amizade, a cooperação, entre muitos outros. Estes valores, que se pretende que sejam assimilados e vividos na prática desportiva são promovidos através de iniciativas como:

Bandeira da Ética

A Bandeira da Ética consiste na certificação e promoção dos valores éticos no desporto. Para a promoção destes valores e princípios, a Bandeira da Ética é uma metodologia para certificar, e valorizar boas práticas na área da ética desportiva com os seguintes objetivos:

  • Inovar, mediante a criação de uma metodologia para certificação dos valores éticos no desporto;
  • Garantir uma metodologia flexível e útil para todo o tipo de agentes do sistema desportivo;
  • Implementar um processo que identifique e promova boas práticas no desporto;
  • Promover a visibilidade de iniciativas multiplicáveis e reconhecer a ação dos agentes do sistema desportivo.

Consulte o Regulamento aqui

Prémio imprensa «Desporto com Ética».

O Regulamento do Prémio de Imprensa «Desporto com Ética» visa estimular os jornalistas a publicar textos quer na imprensa regional como de âmbito nacional textos sobre ética desportiva e reconhecê-los. Este concurso é promovido em parceria com o CNID.

Nos termos e para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo n.º 98 do Código do Procedimento Administrativo (CPA), aprovado pelo Decreto-Lei n.º 4/2015, de 7 de janeiro, torna-se público que, por deliberação do Conselho Diretivo de 30.9.20, é dado início ao procedimento conducente à emissão do Regulamento Prémio de Imprensa «Desporto com Ética».

Audiência de Interessados

Concurso literário «A ética na vida e no desporto»

Visa promover, junto de alunos do ensino secundário, e reclusos, a criação de textos alusivos ao tema da ética desportiva. Trata-se de uma parceria entre o IPDJ através do PNED, A Bola, a Direção Geral da Educação/Desporto Escolar, a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), a Fundação do Desporto (FD), a Direção Regional do Desporto dos Açores e a Secretaria Regional da Educação do Governo Regional da Madeira.

Nos termos e para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo n.º 98 do Código do Procedimento Administrativo (CPA), aprovado pelo Decreto-Lei n.º 4/2015, de 7 de janeiro, torna-se público que, por deliberação do Conselho Diretivo de 30.9.20, é dado início ao procedimento conducente à emissão do Regulamento do Concurso «A Ética e a Vida no Desporto».

Audiência de interessados

Prémios «Cartão Branco»

O Cartão Branco é um recurso pedagógico que visa enaltecer condutas eticamente corretas, praticadas por atletas, treinadores, dirigentes, público e outros agentes desportivos. Ao Cartão Branco aderem entidades interessadas em promover valores e ética no âmbito da prática desportiva. O Cartão Branco resulta de uma parceria entre o Plano Nacional de Ética no Desporto sedeado no Instituto Português do Desporto e Juventude, IP, a CAJAP-Confederação das Associações de Juízes e Árbitros de Portugal e a Coca-Cola.

Nos termos e para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo n.º 98 do Código do Procedimento Administrativo (CPA), aprovado pelo Decreto-Lei nº 4/2015, de 7 de janeiro, torna-se público que, por deliberação do Conselho Diretivo de 30.9.20, é dado inicio ao procedimento conducente à emissão do Regulamento Prémios do Cartão Branco.

Audiência de Interessados


Atualizado em: 27/10/2020

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.