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COMO PODEMOS AJUDAR?


Cidadania e participação

Internet Segura

Prevenção e apoio para uma utilização segura da Internet



O projeto Internet Segura tem como objetivos combater os conteúdos ilegais, minimizar os efeitos de conteúdos ilegais e lesivos aos/às cidadãos/ãs, promover uma utilização segura da Internet, entre outros.

O projeto é da responsabilidade de um consórcio coordenado pelo Centro Nacional de Cibersegurança e tem como parceiros: o IPDJ,  Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e envolve, também, a Direção Geral da Educação,  a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, a Fundação Altice Portugal e a Microsoft Portugal.

Os objetivos estratégicos do Internet Segura são:

  • Combater os conteúdos ilegais;
  • Minimizar os efeitos dos conteúdos ilegais e lesivos aos/às cidadãos/ãs;
  • Promover uma utilização segura da Internet;
  • Consciencializar a sociedade para os riscos associados à utilização da Internet.
Centro Internet-Segura

Para cumprir os objetivos estratégicos do projeto foram identificados os seguintes objetivos operacionais:

  • Criar um Conselho Consultivo;
  • Criar um serviço online para denúncia de conteúdos ilegais;
  • Disponibilizar informação sobre os perigos associados à utilização da Internet, tendo em conta diferentes públicos-alvo e suportes comunicacionais;
  • Disponibilizar conteúdos informativos, formativos e interativos relevantes para a utilização segura da Internet;
  • Promover o envolvimento do setor privado em ações que promovam a utilização da Internet em segurança.

O Internet Segura tem também uma missão internacional ao cooperar com duas entidades internacionais: o Insafe e o Inhope.

Contacto do Centro internet Segura
Morada
 - Centro Nacional de Cibersegurança | Rua da Junqueira, 69 | 1300-342 Lisboa
Telefone - (+351) 210 497 400 |  Email - internetsegura@cncs.gov.pt
Webhttps://www.internetsegura.pt/

 

Estratégia

É fundamental adoptar uma estratégia positiva que contribua para a formação de uma sociedade mais esclarecida e consciente, capaz de se proteger de eventuais problemas na utilização da Internet. Os eixos estratégicos são:

  • Informar;
  • Apoiar;
  • Sensibilizar;
  • Formar,
  • Denunciar.

O projeto tem quatro linhas de atuação principais:

  • Sensibilizar para a importância da navegação na Internet em segurança;
  • Informar sobre mecanismos e soluções para a navegação segura na Internet;
  • Formar cidadãos/ãs e profissionais na utilização segura da Internet;
  • Operacionalizar uma linha de atendimento de denúncias de conteúdos ilegais e/ou ilícitos por qualquer pessoa que, em estreita colaboração com as forças judiciais e os fornecedores de serviços de Internet, dê maior celeridade à avaliação dos conteúdos assinalados e à concretização de medidas adequadas.

 

Linhas de apoio

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima é a entidade que coordena a Linha Internet Segura.

Linha Internet Segura

Um serviço do Centro Internet Segura, que compreende:

  • Esclarecimento e apoio ao cidadão - para utilização mais segura, responsável e saudável da Internet e tecnologias associadas. Acessível através de formulário pedido de esclarecimento, contacto telefónico gratuito 800 21 90 90, e correio eletrónico linhainternetsegura@apav.pt   .
  • Serviço de denúncia de conteúdos ilegais online - nomeadamente Conteúdos de Abuso Sexual de Menores, Apologia ao Racismo, Apologia à Violência. Acessível através de formulário Denunciar Conteúdo Ilegal, contacto telefónico gratuito 800 21 90 90, e correio electrónico linhainternetsegura@apav.pt .

A Linha Internet Segura funciona nos dias úteis, das 9h00 às 21h00.

Os objetivos da Linha Internet Segura são:

  • Prestar apoio telefónico ou online, de forma anónima e confidencial, dispondo de um sistema para remeter ocorrências graves às autoridades competentes quando uma criança parecer estar em perigo;
  • Analisar, discutir e fornecer resultados que contribuam para as estratégias de sensibilização na área da Internet Segura.

 Na prossecução de um atendimento de melhor qualidade e maior abrangência, a Linha Internet Segura conta com o apoio de várias entidades para encaminhamento e seguimento de contactos cuja resposta integrada no SIAD, permite que a cada situação seja dada uma resposta conjugada tanto com os serviços de proximidade da APAV e os  sistemas de referenciação protocolados entre a APAV e entidades parceiras.

A Linha Internet Segura integra também um serviço de denúncia de conteúdos ilegais online onde são disponibilizados um conjunto de meios através dos quais, e de forma totalmente anónima, é possível apresentar denúncias de conteúdos eventualmente ilegais. As denúncias recebidas são triadas e analisadas por operadores dedicados que lhes dão o devido seguimento: autoridade policial nacional ou congénere internacional.

 


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Atualizado em: 25/02/2021

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