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Projeto IPDJ - SAMA capacita entidades e parceiros na área de Informação para jovens

Formar trabalhadores/as e mediadores/as na área da informação e aconselhamento à juventude portuguesa.

24/03/2021

Trata-se de um projeto SAMA, Operações de Capacitação da Administração Pública (POCI-05-5762-FSE-000178),  desenvolvido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ), e financiado pelo Fundo Social Europeu (FSE), através da Agência para a Modernização Administrativa (AMA).

Tem como objetivo principal a capacitação dos/as trabalhadores/as e mediadores/as na área da informação e aconselhamento à juventude portuguesa.

Pretende-se, em primeiro lugar, criar momentos de capacitação dos/as trabalhadores/as do IPDJ, tendo em vista prestar um melhor serviço ao/à cidadão/ã, mais concretamente ao público jovem. Por outro lado, visa também posicionar o IPDJ, I.P. como o organismo de referência na área do atendimento para jovens e, consequentemente, a entidade de recurso para a aquisição de competências nesta área por outras entidades públicas. 

Assim sendo, a qualificação dos organismos da Administração Pública  é crucial para que estes respondam de forma mais positiva às solicitações de clientes/cidadãos/stakeholders

Nesse sentido, foi construída uma Bolsa de Formadores/as do IPDJ, capacitados/as na área da informação e aconselhamento à juventude portuguesa, quer no formato presencial quer no meio digital, valorizando e aprofundando a experiência acumulada do IPDJ no atendimento para jovens.

Esta Bolsa de Formadores/as tem como objetivo: disseminar os seus conhecimentos junto dos/as restantes trabalhadores/as do IPDJ e da Administração Pública e de outras organizações que, diariamente, atuam nas áreas do atendimento ao Público Juvenil.

No âmbito deste projeto e das atividades em curso, foi desenvolvida uma Plataforma E-learning, https://elearning.ipdj.gov.pt/ .  

A respetiva dinamização é assegurada pela bolsa de formadores/as do IPDJ,  que disponibiliza informação relacionada com a temática do atendimento ao público juvenil e atendimento digital. 

Estão ainda a ser desenvolvidas diferentes ações, entre as quais se destacam:

  • a capacitação em atendimento para jovens , e
  • um projeto piloto que visa dotar as instituições públicas e privadas de ferramentas para melhorarem os serviços de informação aos jovens, indo ao encontro dos princípios da Carta Europeia de Informação aos Jovens.

Aceda aqui à Carta Europeia de Informação para Jovens, que norteia todo o trabalho nesta área específica do trabalho com e para jovens.

Atualizado em: 18/04/2022

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