Outros Métodos Contracetivos

COMO PODEMOS AJUDAR?


Saúde Juvenil

Outros métodos contracetivos

Espermicidas, Métodos Definitivos



Espermicidas

É um método contracetivo que atua quimicamente destruindo e imobilizando os espermatozoides, impedindo que se desloquem e fertilizem o óvulo. Pode causar reações alérgicas ou irritativas. É considerado pouco eficaz quando utilizado sozinho, mas a utilização em simultâneo com o preservativo aumenta a sua eficácia.

Podem ser encontrados em forma de creme, gel, óvulos, entre outros. São introduzidos na vagina com os dedos ou com um aplicador próprio para o efeito, antes do ato sexual e de acordo com as instruções descritas na embalagem.

Este método não protege das infeções sexualmente transmissíveis.

Contraceção Definitiva

A contraceção definitiva tem como objetivo, tal como o nome indica, evitar definitivamente a conceção. É indicada para pessoas que não querem engravidar ou em situações em que a gravidez representa risco para a saúde.

Tipos de contraceção definitiva:

  • Laqueação tubária;

  • Vasectomia.

Lei Portuguesa - Esterilização voluntária

Segundo a lei portuguesa, é permitida a esterilização voluntaria para mulheres ou homens com mais de 25 anos mediante declaração escrita devidamente assinada, nos casos em que a esterilização é determinada por razões de ordem médica é dispensado o limite de idade. (Lei n.º 3/84, artigo 10.º, de 24 de março).

 

 

Outros metodos contracetivos

   - Laqueação tubária

O que é?

A laqueação tubária consiste num procedimento cirúrgico com o objetivo de ocluir ou destruir as trompas Falópio, impossibilitando o contacto dos espermatozoides com o óvulo.

Importante saber:

  • A menstruação não é afetada;

  • Não interfere no relacionamento sexual (quer ao nível do desejo sexual, quer ao nível do orgasmo);

  • Após a laqueação tubária, deve ser mantido o método contracetivo adicional durante mais 1 semana.

- Vasectomia

Consiste num procedimento cirúrgico que interrompe os canais que transportam os espermatozoides dos testículos para o pénis - canais deferentes.

Importante saber:

  • Não provoca dificuldades de ereção ou de ejaculação;

  • Não é um método de eficácia imediata - é necessário outro tipo de contraceção nas primeiras 20 ejaculações ou nos primeiros 3 meses após o procedimento, devendo ser realizado um espermograma.


Atualizado em: 13/03/2024

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.