Projeto Camaleão - Projeto Camaleão

null Projeto Camaleão

O «Projeto Camaleão» arranca no Algarve

Uma das ideias vencedoras da edição de 2019 do Orçamento Participativo Jovem Portugal, com o objetivo promover a conservação desta espécie.

13/04/2021

O «Projeto Camaleão» é a concretização de uma ideia vencedora da edição de 2019 do «Orçamento Participativo Jovem Portugal» denominada «Centro de Recuperação e Investigação do Camaleão do Algarve» apresentada com o objetivo promover a conservação desta espécie emblemática.


Para a concretização deste projeto o Instituto Português do Desporto e da Juventude, através da Direção Regional do Algarve promoveu o estabelecimento de uma ampla parceria de âmbito regional envolvendo os Municípios de Loulé, Faro, Olhão, Tavira, Castro Marim e Vila Real de Santo António, a Universidade do Algarve e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. A execução técnica deste projeto, que decorrerá em todo o sotavento algarvio ao longo de um ano com um orçamento de 60.000€, foi atribuída à Associação Vita Nativa.

Quais os objetivos que esperamos alcançar? 
Através da sensibilização da comunidade para a importância do camaleão-comum (Chamaeleo chamaeleon) e dos seus fatores de ameaças, tencionamos contribuir para a sua conservação a longo prazo. Queremos também melhorar o conhecimento sobre a distribuição geográfica e biologia desta espécie tão icónica do Algarve, seja contando com a colaboração da população seja promovendo a realização de trabalhos científicos.

Que ações estão previstas?
Ao longo de um ano será dinamizada uma campanha de sensibilização ambiental abrangente, direcionada não só à comunidade algarvia, mas também aos visitantes da região. Será criado o «Centro de Interpretação do Camaleão», em Olhão, que pretenderá dar a conhecer a espécie e promover o conhecimento científico sobre a sua ecologia. O projeto ambiciona ainda que a sociedade contribua ativamente para a melhoria deste conhecimento, através da participação numa campanha de ciência-cidadã onde será possível registar as observações de camaleão. De forma a ser possível melhorar a recuperação de camaleões encontrados feridos ou debilitados, será capacitado o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens (RIAS), através da melhoria de infraestruturas adequadas à espécie. 

Como ajudar? 
Caso aviste um camaleão, pode fazer o registo da sua observação diretamente na página do projeto, enviar a informação para camaleao@vitanativa.org ou ainda através das redes sociais da Associação Vita Nativa. Torne-se um cidadão-cientista e colabore neste projeto!

Contatos

Telefone

936 436 948

Email

camaleao@vitanativa.org

Atualizado em: 08/02/2022

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>