7.ª Edição da Semana Europeia do Desporto mobilizou, de 23 a 30 de setembro, um milhão e meio de pessoas - 7.ª Edição da Semana Europeia do Desporto mobilizou, de 23 a 30 de setembro, um milhão e meio de pessoas

null 7.ª Edição da Semana Europeia do Desporto mobilizou, de 23 a 30 de setembro, um milhão e meio de pessoas

7.ª Edição da Semana Europeia do Desporto mobilizou, de 23 a 30 de setembro, um milhão e meio de pessoas

#BEACTIVE, a atividade física e a prática desportiva, em qualquer lugar, em qualquer momento, sempre em segurança.

12/10/2021

No passado dia 23 de setembro, na Eslovénia, deu-se início à 7.ª edição da Semana Europeia do Desporto (SED2021). Durante esta semana, um milhão e meio de pessoas participaram nas mais de 1 200 atividades realizadas em Portugal continental e nas regiões autónomas dos Açores e Madeira.

A SED é uma iniciativa desenvolvida pela Comissão Europeia (organizada em Portugal pelo IPDJ), que tem como objetivo promover o desporto e, por inerência, a atividade física, em toda a Europa e junto de todos os cidadãos. À semelhança dos anos anteriores a SED desenvolveu atividades que contribuam para este desígnio.

Foram diversos os momentos que marcaram a SED2021. Destacamos a participação massiva mais de 22 000 pessoas, nos Açores e na Madeira, e as mais de 6 000 que estiveram na iniciativa #BEACTIVE em família, e #BEACTIVE Night, que decorreram em Lisboa e Porto, e que contaram com mais de 20 modalidades para experimentação. 

Uma programação eclética, estruturada em torno das temáticas: Desporto Inclusivo, Desporto Sénior, Desporto no Trabalho, Desporto Náutico e Desporto na Escola.  

Sobre este último tema, foi realizada a Maior aula de Educação Física do Mundo, que contou com a participação de 160 escolas e 15 000 alunos, e mais de 600 agrupamentos escolares, que marcaram presença no assinalar do Dia Europeu do Desporto na Escola. Foi também distribuído material desportivo relativo aos jogos tradicionais em mais de 50 escolas do país e realizado o webinar Como criar ambientes escolares fisicamente ativos?, que contou com 1 000 inscritos. 

A SED2021 é também um momento de apoio a centenas de entidades, e este ano, no dia do Desporto Inclusivo, foram apoiadas 50 CERCI, com material desportivo. Também foram realizadas atividades em 100 CERCI.

No Dia do Desporto Sénior, que contou com a parceria da Rede de Universidades Seniores (RUTIS), foram distribuídos kits de material sénior por 100 entidades, tendo sido realizadas caminhadas em 36 destas universidades.

No Dia do Desporto no Trabalho foi apresentada a PAUSA #Beactive, um conjunto de recursos técnicos digitais e vídeos, com a duração de cerca de cinco minutos, com sugestões de exercícios de reforço muscular e/ou alongamentos, para serem realizados no local de trabalho/teletrabalho.

O último dia da SED2021 foi marcado pelo II Fórum Nacional do Desporto para Todos, onde se debateram temáticas relacionadas com o Desporto para Todos, incluindo apresentação de projetos de referência a nível nacional. O momento de encerramento assinalou-se com a Mega Aula de Bike e exibições de classes de fitness de Desporto para Todos, com transmissão em direto da Praça do Município, em Lisboa, para Clubes Fitness de todo o país.

Esta edição da SED2021 contou com vários embaixadores, que aproveitaram a oportunidade para reforçar a mais valia da prática de exercício físico em qualquer idade. Os embaixadores #BeActive são: Carlos Lopes, Elisabete Jacinto, Francisca Laia, Gastão Elias, Companhia Gimnocerto, Iron Brothers (Miguel e Pedro Pinto), João Pedro Pais, João Vaz, Jorge Gabriel, Jorge Pina, Madjer, Maria João Koehler, Marta Paço, Mauro Policarpo, Miguel Maia, Naíde Gomes, Nuno Delgado, Nuno Vitorino, Os Anjos, Patrícia Matos, Patrícia Tadeia, Pedro Oliveira, Rita Ruaz, Comendador Rui Nabeiro e Simone Fragoso.

Os recursos da SED2021 podem ser consultados aqui

Para mais informação sobre a Semana Europeia do Desporto, consulte os canais:
https://beactiveportugal.ipdj.pt/    https://www.facebook.com/beactiveportugal/   

Atualizado em: 08/02/2022

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>