COMO PODEMOS AJUDAR?


«Nós pelas Florestas»

Jovens migrantes vigiam floresta em Castelo Branco no âmbito do programa «Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas» do IPDJ.

03/08/2021

Na região Centro são vários os projetos que promovem a preservação da natureza, em particular da floresta, no âmbito do Programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas (VJNF), da responsabilidade do Instituto Português do Desporto e Juventude.

A Amato Lusitano - Associação de Desenvolvimento, através do seu projeto «Nós com os Outros - Escolhas 8.ª geração», está a promover o projeto «Nós pelas Florestas».

O projeto teve início no dia 19 de julho e termina no dia 27 de agosto, contando com o envolvimento de 12 voluntários/as, com idades compreendidas entre os 18 e 24 anos, maioritariamente descendentes de refugiados/as e jovens da comunidade migrante.

Para além de fomentar o sentido de responsabilidade nestes/as jovens e o sentimento de pertença à comunidade, o principal objetivo deste projeto passa por garantir a vigilância das florestas do território e a preservação ambiental, através da vigilância diária a partir das muralhas do castelo Templário da cidade.

O projeto contou, ainda, com uma ação de formação ministrada pela equipa do Comando Distrital na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e pela Guarda Nacional Republicana.

O Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas é um programa que consiste na promoção de práticas no âmbito da proteção da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização das populações em geral e da preservação contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, da monitorização e recuperação de territórios afetados.

Mais informação sobre o programa aqui.

Contatos

Telefone

272348000

Email

mailcbranco@ipdj.pt

Redes Sociais

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.