notícia

IPDJ esteve presente no 13.º Congresso da European Federation of Sports Medicine Associations em Bucareste

O Departamento de Medicina Desportiva apresentou quatro trabalhos de relevo científico.

29/09/2025

No 13.º Congresso da European Federation of Sports Medicine Associations (EFSMA), realizado em Bucareste, de 25 a 27 de setembro, o Departamento de Medicina Desportiva do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) apresentou quatro trabalhos científicos.

Dois incidiram sobre a problemática da sobreclassificação: Who seeks to play above their age? A national analysis of overclassification in Portuguese youth sport (2019–2022) e Overclassification of female athletes in Portugal: sport, age grade, and access (2019–2022), que analisaram de forma abrangente a realidade nacional, tanto no desporto juvenil em geral como especificamente no feminino.

Os outros dois constituíram casos clínicos de particular relevância para a Medicina Desportiva: O primeiro caso: Long QT Syndrome (LQTS): A clinical decision for a football player, que abordou a tomada de decisão clínica perante um caso de síndrome do QT longo num futebolista, e o segundo caso: atrial dysrhytmia in an asymptomatic athlete – expect the unexpected!, que descreveu a ocorrência inesperada de disritmia atrial em atleta assintomático, evidenciando a importância da avaliação e vigilância cardiovascular no desporto.

Atualizado em: 29/09/2025

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.