evento

COMO PODEMOS AJUDAR?


Workshop «O trabalho da REFOOD em Portugal e o contributo para os ODS: a experiência do Núcleo de Viseu»

Sensibilizar as pessoas jovens para os ODS e a missão de resgatar alimentos.

Serviços de Viseu do Instituto Português do Desporto e Juventude | REFOOD - Núcleo de Viseu

  

05/06/2023 15h30 - 05/06/2023 - Viseu | Serviços do Instituto Português do Desporto e Juventude

No âmbito da divulgação e promoção dos ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os Serviços de Viseu do Instituto Português do Desporto e Juventude e a REFOOD - Núcleo de Viseu realizam o workshop «O trabalho da REFOOD em Portugal e o contributo para os ODS: a experiência do Núcleo de Viseu»

O workshop realiza-se, no dia 5 de junho, a partir das 15h30, nos Serviços de Viseu do Instituto Português do Desporto e Juventude.

Neste workshop será apresentada a ação e missão da REFOOD, uma ONG que surge em Portugal em 2011 com a missão de resgatar alimentos, alimentar pessoas e incluir toda a comunidade local, criando uma sociedade mais sustentável, justa e solidária. Um movimento Eco Humanitário, 100% voluntário desenvolvido pela comunidade, com a comunidade e para a comunidade, que simultaneamente combate o desperdício alimentar, as carências alimentares, protege o ambiente e promove a cidadania ativa. 

Será feita, ainda, uma abordagem aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, sendo os participantes desafiados a efetuar o cálculo da sua pegada ecológica (website: Ecological Footprint Calculator), para tomada de consciência sobre o  comportamento de cada um de nós no Planeta e identificação de soluções e práticas mais sustentáveis de modo a contribuirmos para cada ODS. 

Em trabalho prático de equipa será efetuada a análise e discussão do contributo da REFOOD para a concretização dos ODS. 

O workshop dirigido, especialmente, a pessoas jovens é dinamizado por:

  • Alexandra Laranjeira, voluntária pioneira e Coordenadora do Núcleo da REFOOD Viseu. Educadora de Infância e Coordenadora do Departamento Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas do Sátão e  
  • Mariana Madeira, voluntária REFOOD Viseu. Frequenta o curso de Planeamento Regional e Urbano, mestre em Administração e Gestão Pública e licenciada em Economia pela Universidade de Aveiro. Tem centrado o seu trabalho no desenvolvimento sustentável, especialmente, na monitorização e avaliação através de indicadores dentro de contextos governativos.

Para mais informações e inscrições contacte: mailviseu@ipdj.pt ou 232 483410.

Contatos

Telefone

232 483410

Email

mailviseu@ipdj.pt

Atualizado em: 05/06/2023

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.