evento

COMO PODEMOS AJUDAR?


Webinar «Cuida-te+ em tempos de pandemia | Saúde mental»

Refletir sobre a vivência e as consequências da pandemia para a saúde psicológica e mental da população jovem.

Instituto Português do Desporto e Juventude

  

10/03/2021 17h00 - 10/03/2021 18h30 - Microsoft Teams

Ultimamente damos por nós a repetir invariavelmente o quão vivemos um tempo e uma crise que se multiplica sem precedentes. É um facto que a COVID-19 constitui uma ameaça ao bem-estar e à saúde psicológica e mental de crianças, jovens, adultos/as e seniores, afetando todas as idades e percursos de vida, todos os grupos de pessoas, dos mais vulneráveis aos mais resilientes, as mais diversas profissões, empresas e instituições, por todo o mundo.

Às experiências de perda, medo, preocupação, ansiedade, depressão, isolamento juntam-se outras experiências e incertezas relacionadas com novas perdas, afetivas e/ou económicas, precaridade e desemprego, adições, violência, e outras consequências da pandemia para a vida e para a saúde física, psicológica e mental. E é ainda provável que as consequências para a saúde psicológica e mental atinjam o seu pico apenas após a pandemia.

Estas exigências e desafios têm colocado à prova a vida e o bem-estar de muitos/as jovens, a sua capacidade de adaptação e resiliência e a sua participação na sociedade.

Mas é também neste cenário que vemos emergir novas e reinventadas capacidades de resposta, e verdadeiras participações (individuais ou inseridas em comunidades e/ou associações juvenis) em ações de solidariedade em prol do bem-estar da família, dos/as amigos/as, dos/as vizinhos/as e de desconhecidos/as, numa missão que visa o coletivo e muito mais coesão social.

Este webinar conta com a presença de Sofia Ramalho, Vice-Presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses e Natacha Torres da Silva, psicóloga e coordenadora do Programa Cuida-te+ do IPDJ. A abertura será feita pela Vice-Presidente do Conselho Diretivo do IPDJ, Sónia Paixão. Aqui se pretende discutir como se sentem e reagem os/as jovens a este desafio inigualável nas suas vidas, e quais as estratégias e comportamentos protetores e promotores de mais saúde psicológica, mental e bem-estar para as suas vidas e para as suas relações com os outros e na sociedade.

O webinar será dinamizado na plataforma de videoconferência Microsoft Teams e tem inscrição obrigatória, até às 24h de dia 9 de março, aqui. A participação é limitada a 300 pessoas.

Durante a manhã de dia 10 será enviado aos/às inscritos/as o link de acesso à videoconferência.

Atualizado em: 08/02/2022

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.