evento

COMO PODEMOS AJUDAR?


Webinar «Cuida-te+ em tempos de pandemia | Comportamentos aditivos e dependências»

Trocar vivências sobre o viver em pandemia sendo jovem.

Instituto Português do Desporto e Juventude

  

04/03/2021 17h00 - 04/03/2021 18h30 - Microsoft Teams

O período que estamos a viver fica marcado pelo surgimento desta pandemia  e pelas alterações que introduziu na vida de cada um de nós.  É importante abrir a porta ao diálogo com os/as jovens sobre como estão a gerir o impacto deste último ano nas suas vidas e de como esta pandemia pode ter contribuído para alterações ao nível dos comportamentos aditivos.

Este webinar pretende ser uma conversa sobre o que a pandemia trouxe de negativo e positivo, não só ao nível dos comportamentos aditivos, mas também no seu bem estar e na esfera familiar. Que novas adaptações ocorreram? E que estratégias tiveram de construir e inventar para gerir as suas vidas? 

Muitos/as jovens sentem, de forma bastante severa, as limitações na sua mobilidade, nas saídas, nos convívios e nos relacionamentos mais íntimos que com a extensão da pandemia e do confinamento tendem a agravar-se. Estas limitações podem muitas vezes funcionar como fatores de risco para o consumo de substâncias psicoativas e desencadear quadros de ansiedade e depressão.  Torna-se, pois, fundamental combater o isolamento, construindo espaços de debate e partilha de vivências otimista, com uma esperança na e para a mudança.

O que vivemos também trouxe alguma esperança e permitiu que na prática clínica se observasse uma diminuição do consumo de substâncias psicoativas. Que dinâmicas contribuíram para que isso acontecesse? 

São estas e outras questões que Rute Gomes, psicóloga na DICAD/UD - Centro das Taipas - Equipa Corda Bamba, se dispõe a levar à conversa com os jovens Maria Alves de Oliveira e Pedro Almeida . 

O webinar será dinamizado na plataforma de videoconferência Microsoft Teams e tem inscrição obrigatória, até às 12h de dia 3 de março, aqui. A participação é limitada a 300 pessoas.

Durante a tarde de dia 3 será enviado aos/às inscritos/as o link de acesso à videoconferência.

Atualizado em: 08/02/2022

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.