evento

COMO PODEMOS AJUDAR?


Celebrar o Plano Nacional de Ética no Desporto

10 anos a promover valores ligados ao desporto e a prevenir a violência e outras problemáticas negativas junto da população juvenil e agentes desportivos.

PNED/IPDJ e Associação Física e Desportiva de Torres Vedras

  

09/03/2022 17h30 - 09/03/2022 - Associação Física e Desportiva de Torres Vedras

No próximo dia 9 de março, pelas 17h30, o Instituto Português do Desporto e Juventude celebra os 10 anos do Plano Nacional de Ética (PNED) no Desporto na Associação Física e Desportiva de Torres Vedras.

Desde a sua criação, em 2012, foram realizadas cerca de 2 500 ações de sensibilização e de formação junto de crianças, jovens, treinadores/as, pais ou dirigentes, tendo atingido de forma direta 125 mil participantes. O PNED esteve presente em cerca de 900 eventos desportivos abrangendo perto de 320 mil participantes; lançou 33 publicações (didáticas, investigação ou informativas); promoveu cerca 44 edições de concursos sobre ética desportiva (junto de alunos, investigadores e jornalistas); realizou 22 campanhas (TV, rádio, jornais, redes socias); criou a Bandeira da Ética (modelo único e inovador de certificação de boas práticas)  com cerca de 1 700 entidades registadas e cerva de 500 certificações emitidas e o Cartão Branco com 71 entidades aderentes, envolvendo 25 modalidades e cerca de  2 800 amostragens. Venceu os prémios internacionais do Movimento Europeu de Fairplay, em 2016, e da Peace and Sports, em 2021.

No evento será apresentado um breve resumo dos 10 anos do PNED, o logo comemorativo do 10º aniversário e o testemunho do atleta paralímpico Jorge Pina.

No mesmo dia, são apresentadas duas novas brochuras «Ética no Desporto – Linhas orientadoras para clubes» e «Ética no Desporto - Linhas orientadoras para pais», ambas edições PNED. Estas brochuras têm como objetivo ser uma ferramenta pedagógica de apoio, no âmbito da ética desportiva, para clubes e encarregados/as educação. Serão, também, apresentadas um conjunto de boas práticas no campo da ética desportiva para pais.

A cerimónia conta com a presença do secretário de Estado do Desporto e Juventude, João Paulo Rebelo.

Atualizado em: 03/01/2023

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.