null «Há rio e mar, há lixo para transformar»

«Há rio e mar, há lixo para transformar»

Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto (LIPOR) e IPDJ juntos num projeto que visa o combate ao lixo marinho.

23/06/2020

O projeto pretende desenvolver um conjunto de iniciativas e ferramentas que promovam intensa e continuadamente a literacia sobre o Oceano e a proteção e preservação do mar integradas nos sistemas educativos, na informação aos/às cidadãos/cidadãs, na capacitação de pessoal técnico ao nível administrativo e empresarial, com vista à adoção de melhores práticas de gestão ambiental nesta matéria. Assume-se, pois, que o fortalecimento da educação e a consciencialização das populações são os fatores determinantes para o sucesso na prossecução de um novo rumo.

A candidatura apresentada pela LIPOR e IPDJ, ao abrigo do Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono «Programa Ambiente», do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2014-2021 - Small Grants Scheme #1 – Projetos para a prevenção e sensibilização para a redução do lixo marinho, foi uma das 6 vencedoras, entre as 24 candidaturas apresentadas.

Este projeto, com início em maio de 2020 e que decorre até março de 2022, encontra-se alicerçado em quatro eixos de atuação:

  • Eixo 1 – Sensibilização: Mudar atitudes e comportamentos, envolvendo os diferentes atores, na sensibilização para o combate do lixo marinho;

  • Eixo 2 – Literacia: Capacitar os diversos atores do processo para a adoção diária das melhores práticas de gestão ambiental nesta matéria;

  • Eixo 3 – Promoção e Divulgação: Sensibilizar a comunidade para a proteção, a prevenção e combate à poluição do ambiente marinho, bem como dotar de ferramentas que permitam uma crescente intervenção no terreno e uma constante disseminação da informação apreendida;

  • Eixo 4 – Avaliação e Impacto: Avaliar o impacto das atividades e iniciativas da estratégia para o combate do lixo marinho.

Atualizado em: 28/07/2021

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.